Novidades

 

A ALADI fez parte da terceira edição das "Jornadas de Direito Aduaneiro"

 

A Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) participou da terceira edição das "Jornadas de Direito Aduaneiro", realizada em 14 de novembro, na sede da Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai.

 

 

 

Secretaria-Geral da ALADI recebe da UNIT a Certificação de Sistema de Gestão de Qualidade

 

Dia 4 de setembro, na sede da Associação, foi realizada a cerimônia de entrega da Certificação UNIT do Sistema de Gestão de Qualidade, conforme a Norma UNIT-ISO 9001:2015, à Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)

 

 

 

O Secretário-Geral da ALADI participou do Ciclo de Debates: “Mercosul e o futuro da integração regional”

 

O Secretário-Geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, fez uma palestra no âmbito do Ciclo de Debates “MERCOSUL e o Futuro da Integração Regional”, organizado pelo Parlamento do MERCOSUL (PARLASUR).

 

 

 

Visita da sra. Astrid Chedid, diretora regional para a América Latina e o Caribe do AIM, Annual Investment Meeting

 

Em 15 de agosto passado, a Associação Latino-Americana de Integração recebeu a visita ilustre da sra. Astrid Chedid, diretora regional para a América Latina e o Caribe do AIM (Annual Investment Meeting – Cúpula Anual de Investimentos).

 

ALADI e CONCANACO SERVYTUR assinam Memorando de Entendimento

 

A Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) assinou um Memorando de Entendimento com a Confederação de Câmaras Nacionais de Comércio, Serviços e Turismo dos Estados Unidos Mexicanos (CONCANACO SERVYTUR), instituição que representa e promove as atividades de comércio, serviços e turismo mexicanas.

 

 

 

 Processo de Integração

 

 

  Acordos

 

Argentina e Brasil acordaram disposições para regular comércio bilateral de produtos do setor automotivo

 

No dia 2 de dezembro de 2019, Argentina e Brasil assinaram o Quadragésimo Quarto Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica N° 14 (ACE 14.44) relativo à “Política Automotiva Comum” entre ambos os países.

 

Argentina e Paraguai acordam regras no intercâmbio de produtos do setor automotivo

 

Dia 25 de outubro de 2019, Argentina e Paraguai assinaram o Acordo sobre política automotiva comum entre a República Argentina e a República do Paraguai, registrado junto à ALADI como Segundo Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica N° 13

 

Argentina e Brasil acordam regras que irão reger comércio de setor automotivo

 

Argentina e Brasil assinaram, no âmbito da ALADI, um protocolo que estabelece as condições que irão regular o comércio bilateral de produtos do setor automotivo até 30 de junho de 2029.

 

 

 

  Comércio Regional

 

ALADI presente no XXI Congresso Internacional da FITACDI presente no XXI Congresso Internacional da FITAC

 

A Associação Latino-Americana de Integração está presente no XXI Congresso Internacional da Federação Colombiana de agentes logísticos em Comércio Internacional (FITAC), levada adiante de 24 a 25 de outubro no centro de convenções Puerta de Oro da cidade de Barranquilla, Colômbia.

 

 

Com grande êxito finaliza a EXPO ALADI – Colômbia 2019 com a assistência de mais de 600 empresários da região

 

EXPO ALADI – Colômbia 2019 finalizou sua sexta edição com a participação de mais de 619 empresários dos treze países-membros da ALADI, da Costa Rica e da Guatemala, que em duas intensas jornadas assistiram a mais de 4450 reuniões e informaram a intenção de concretizar cerca de 1700 negócios por 240 milhões de dólares.

 

 

 

 

Avança Certificação de Origem Digital entre Paraguai e Uruguai

 

Paraguai e Uruguai informaram que concluíram satisfatoriamente as provas de homologação externa no âmbito do procedimento de implementação da Certificação de Origem Digital da ALADI.

 

 

  Cooperação e Formação

 

Finaliza a XIX edição do Curso Breve de Política Comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC) na ALADI

 

Foi encerrada, com excelentes resultados, a XIX edição do Curso Breve de Política Comercial para os países-membros da ALADI, realizada na sede da Associação Latino-Americana de Integração.

 

 

 

Finaliza o ciclo ALADI e IICA destinado à promoção da internacionalização das PMEs agrícolas

 

Em 31 de outubro de 2019, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) levaram adiante o sexto e último módulo do ciclo de conferências web: “Capacitação para a internacionalização das PMEs agrícolas” que organizam de forma conjunta.

 

 

 

Webinar ALADI CONCANACO: Certificação de Origem na ALADI

 

Em 8 de agosto teve lugar o Seminário à distância sobre Certificação de Origem da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), dirigido aos membros da Confederación de Cámaras Nacionales de Comercio, Servicios y Turismo de México (CONCANACO SERVYTUR).

 

 

 

ALADI apoia internacionalização das organizações de agricultura familiar sustentável na Bolívia

 

Teve lugar um novo evento no âmbito do projeto “Internacionalização das organizações de agricultura familiar sustentável (OECAs)”, organizado pelo Estado boliviano e financiado pelo Sistema de Apoio aos PMDERs da Associação Latino-Americana de Integração.

 

 

  Reuniões e Eventos

 

 

Primeiro Encontro Latino-Americano dos Comitês Nacionais de Facilitação do Comércio na sede da ALADI.

 

De 25 a 29 de novembro, na sede da Associação Latino-Americana de Integração, teve lugar o Primeiro Encontro Latino-Americano dos Comitês Nacionais de Facilitação de Comércio, organizado pela ALADI e pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

 

 

Conversatório "Indústrias criativas e integração regional" na ALADI

 

Na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), foi realizado o conversatório “Indústrias criativas e integração regional”, organizado pela Embaixada da Colômbia no Uruguai, com a presença do vice-ministro de Criatividade e Economia Laranja da Colômbia, Felipe Buitrago, e do secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña.

 

 

IV Seminário Acadêmico do Observatório América Latina-Ásia Pacífico: “América Latina e Ásia, entre a revolução digital e uma globalização questionada”

 

Foi realizado o IV seminário acadêmico do Observatório América Latina-Ásia Pacífico, organizado pela ALADI, junto com a CAF e a CEPAL, com o objetivo de gerar um espaço de encontro e debate sobre a situação e as perspectivas das relações econômicas entre a América Latina e a Ásia Pacífico.

 

 

 

Encerra edição 2019 do programa “Capacitação para a internacionalização das PMEs agrícolas", organizado por IICA e ALADI

 

Na 6 de novembro, na sede da Associação Latino-Americana de Integração, o IICA e a ALADI encerraram a edição 2019 do programa de capacitação para PMEs agrícolas com a realização de uma oficina presencial “Internacionalização de PMEs agrícolas”

 

 

EXPO ALADI Colômbia 2019, ponto de encontro do comércio e a integração regional

 

Com a presença do presidente da República da Colômbia, Sr. Iván Duque, foi aberta, 16 de outubro nas instalações do Centro de Convenções Neomundo, Bucaramanga, a sexta edição da EXPO ALADI, Macrorrodada de Negócios Multissetorial.

 

 

 

Dia do Patrimônio 2019: A sede da ALADI abriu as suas portas a visitantes

 

A Associação Latino-Americana de Integração participou, uma vez mais, da celebração do Dia do Patrimônio no Uruguai, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Educação e Cultura do Uruguai e a Comissão do Patrimônio Cultural da Nação, que teve lugar em 5 e 6 de outubro.

 

 

 

  Publicações

 

Os serviços baseados no conhecimento nos países-membros da ALADI

 

Os serviços baseados no conhecimento (SBCs) são uma das atividades mais dinâmicas do comércio mundial, oferecendo tanto oportunidades quanto grandes desafios para os países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).
O propósito do presente estudo é analisar o comércio internacional de SBCs nos países-membros da ALADI, levando em conta sua evolução e composição, bem como as particularidades de cada economia e subsetor. Analisam-se, ainda, os principais determinantes da competitividade nestas atividades, o posicionamento dos países-membros da ALADI em cada um destes aspectos, incluindo as políticas públicas para o setor, a proposta de iniciativas para melhorar a inserção internacional e os acordos internacionais mais relevantes.
Finalmente, o estudo explora âmbitos de possível interação em matéria de SBCs entre os países-membros da ALADI, fazendo ênfase na ampliação de capacidades de cooperação em políticas de promoção destes setores, a liberalização do comércio de SBCs no âmbito regional, a promoção de estratégias de complementação e especialização produtiva e a geração de maior quantidade de fontes confiáveis de informação estatística.
Documento elaborado pelos consultores Ricardo Rozemberg e Romina Gaya.


 

 

Situação da aplicação do Princípio de Transparência no âmbito do Acordo sobre Facilitação do Comércio (AFC) da OMC nos países da ALADI: revisado.

 

Este estudo apresenta um levantamento sobre a aplicação do princípio de transparência no âmbito do AFC levando em conta as notificações apresentadas à Organização Mundial do Comércio (OMC) pelos países-membros da ALADI.
Para a elaboração deste trabalho foi considerado o grupo de artigos do AFC diretamente relacionado às medidas de aumento da transparência, a saber, do artigo 1 ao 5 inclusive, bem como os incisos do mencionado acordo incluídos em um conjunto específico de notificações de transparência da OMC2: 1.4, 10.4.3, 10.6.2 e 12.2.2.
Neste sentido, o presente documento analisa os avanços nacionais sobre o tema diante da OMC e seu mecanismo de notificação, com o fim de exibir, comparativamente, os resultados atualizados da aplicação do princípio de transparência pelos países da ALADI.