Processo de Integração

 

   Acordos

 

   Argentina e Paraguai acordam regras no intercâmbio de produtos do setor automotivo

 

Dia 25 de outubro de 2019, Argentina e Paraguai assinaram o Acordo sobre política automotiva comum entre a República Argentina e a República do Paraguai, registrado junto à ALADI como Segundo Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica N° 13.

Com o protocolo, o comércio dos produtos automotivos novos produzidos no território dos dois países será beneficiado por uma preferência porcentual de 100% (0% de tarifa ad-valorem), com exceção dos automóveis de turismo e automóveis fabricados para o transporte de pessoas (classificados no código NCM 2017- 8703.33.90), aos que será aplicado um cronograma de desgravação anual e automático:

ANO Preferência
2019 25%
2020 50%
2021 75%
2022 100%



A preferência acordada será aplicável desde que se cumpram os requisitos de origem e as demais condições acordadas no mencionado protocolo.

O protocolo entrará em vigor trinta dias depois de que a Secretaria-Geral da ALADI comunique que foi notificada pelas duas partes da conclusão das formalidades jurídicas necessárias em cada uma para sua aplicação.

A assinatura deste acordo implica uma maior integração produtiva entre as partes e um incentivo ao desenvolvimento regional da indústria automotiva e de seus setores associados.

O texto do protocolo pode ser consultado no seguinte link: https://bit.ly/2NrTGkQ