Novidades

 

 

   O Secretário-Geral da ALADI participou do Ciclo de Debates: “Mercosul e o futuro da integração regional”

 

Terça-feira, 27 de agosto, o Secretário-Geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, fez uma palestra no âmbito do Ciclo de Debates “MERCOSUL e o Futuro da Integração Regional”, organizado pelo Parlamento do MERCOSUL (PARLASUR).

Este Ciclo, que busca gerar análise e pesquisa sobre o transcurso da integração regional na América Latina, abordou nesta oportunidade a temática “Agenda externa regional e investimentos”.

A esse respeito, o secretário de la Peña Navarrete manifestou que a região se enfrenta a um momento de reorganização da ordem internacional, um panorama desafiante, mas no qual há elementos em favor da integração; e, nesse sentido, a ALADI funciona como um eixo articulador no qual confluem esses processos, em virtude de que os países-membros dos diferentes blocos e acordos são, por sua vez, parte da Associação.

No painel de expositores participaram, ainda, o embaixador do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL, sr. Bruno Bath; e o Sr. Marcel Vaillant pela Rede Sul-Americana de Economia Aplicada e DECON/Faculdade de Ciências Sociais UDELAR, Uruguai; com a moderação do sr. Gabriel Fidel , Parlamentar do MERCOSUL pela Argentina. A abertura do Evento esteve a cargo do ministro das Relações Exteriores do Uruguai, sr. Rodolfo Nin Novoa.

Como Instituição dedicada à integração latino-americana há quase 40 anos, a ALADI celebra e apoia a realização destas iniciativas, que buscam promover o intercâmbio sobre aspectos fundamentais da integração regional.