Processo de Integração

 

   Cooperação e Formação

 

   Webinar ALADI CONCANACO: Certificação de Origem na ALADI

 

Em 8 de agosto teve lugar o Seminário à distância (“Webinar”) sobre Certificação de Origem da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), dirigido aos membros da Confederación de Cámaras Nacionales de Comercio, Servicios y Turismo de México (CONCANACO SERVYTUR).

Este Seminário teve o propósito de capacitar os funcionários das Câmaras filiadas à CONCANACO SERVYTUR sobre os procedimentos a seguir para cumprir os requisitos dos Certificados de Origem nos acordos da ALADI dos quais participa o México. Assunto de particular relevância e oportunidade para que os exportadores mexicanos possam registrar-se e expedir adequadamente, eles mesmos, os certificados de origem. Foi apresentado, ainda, o Certificado de Origem Digital da ALADI (COD), iniciativa levada adiante pelos países-membros para modernizar, simplificar e facilitar trâmites nas operações aduaneiras. Foram apresentadas suas vantagens e benefícios, os procedimentos que requer e o estado de situação por país.

O Seminário, que foi transmitido via Webex desde a Sede da ALADI e através das redes sociais da CONCANACO SERVYTUR, esteve dirigido a 250 Câmaras mexicanas e contou com a participação de mais de 1700 pessoas.

O secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, ressaltou a importância desta iniciativa, visto que alcança de forma direta os atores especificamente envolvidos no comércio exterior da região e pode ser replicada para outros temas de interesse do setor empresarial, de competência da ALADI.

Desta forma, a Secretaria-Geral da ALADI continua apostando à utilização das tecnologias da informação e a comunicação (TICS), a fim de aproximar-se ainda mais aos atores chave de cada país, e continuar assim contribuindo para o desenvolvimento das economias dos países-membros e para a integração da região.