"Boletín Informativo ALADI

     Atividades e Eventos

 

 

   IV Seminário Acadêmico do Observatório América Latina-Ásia Pacífico: “América Latina e Ásia, entre a revolução digital e uma globalização questionada”

 

Na terça-feira, 12 de novembro, foi realizado o IV seminário acadêmico do Observatório América Latina-Ásia Pacífico, organizado pela ALADI, junto com a CAF e a CEPAL, com o objetivo de gerar um espaço de encontro e debate sobre a situação e as perspectivas das relações econômicas entre a América Latina e a Ásia Pacífico.

Acadêmicos de prestigiosas instituições regionais refletiram, em palestras e apresentações, sobre temas como a revolução digital, a integração econômica e seu impacto nas relações entre a América Latina e Ásia Pacífico; a cooperação asiática e a América Latina, sua situação atual e perspectivas; e a integração produtiva América Latina-Ásia Pacífico e as consequências do protecionismo.

Dentre os acadêmicos participantes, destacam-se o Dr. Sergio Cesarin, coordenador do Centro de Estudos sobre Ásia Pacífico e Índia (CEAPI) da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Argentina; o Dr. Bernabé Malacalza, CONICET/Universidad de Quilmes, Argentina; o Dr. José Ignacio Martínez Cortés, Universidad Nacional Autónoma de México, a Dra. María Florencia Rubiolo, CONICET/Universidad Católica de Córdoba, Argentina, e a D

ra. María Vasquez Callo-Muller, World Trade Institute, University of Bern, Suíça. No encerramento do evento, o Dr. Juan José Ramírez Bonilla, do Centro de Estudos da Ásia e África do Colegio de México; e o Dr. Gerardo Caetano, da Universidad de la República del Uruguay, debateram sobre os condicionamentos à integração econômica entre a América Latina e a Ásia-Pacífico, e a política exterior norte-americana.

O Observatório América Latina-Ásia Pacífico é uma iniciativa conjunta de ALADI, CAF e CEPAL, cujo propósito é aprofundar o conhecimento sobre as relações econômicas entre as duas regiões, bem como contar com um mecanismo permanente que facilite informação tendente à adopção de políticas e de estratégias na temática.

 

 

.

 

.

 

.

 

"