Novidades

 

 

   A ALADI fez parte da terceira edição das "Jornadas de Direito Aduaneiro"

 

A Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) participou da terceira edição das "Jornadas de Direito Aduaneiro", que teve lugar em 14 de novembro na sede da Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai.

Esta edição reuniu agentes públicos e privados profissionais do direito, acadêmicos e outros operadores de comércio exterior.

Durante toda a jornada os diferentes expositores dissertaram sobre temas vinculados aos tributos ao comércio exterior, a classificação tarifária das mercadorias e sobre os processos de infrações aduaneiros.

Neste âmbito, a técnica do Departamento de Acordos e Negociações da Secretaria-Geral da ALADI, Sandra de León, apresentou o tema "A Nomenclatura como ferramenta para a facilitação do comércio", destacando o papel deste instrumento como linguagem comum para definir as concessões recíprocas negociadas nos Acordos da ALADI e manifestar as regras para a qualificação de origem de mercadorias objeto de preferências tarifárias; bem como estabelecer outros instrumentos de política comercial e levantar estatísticas de comércio exterior.

As apresentações realizadas na Jornada constituem uma instância de intercâmbio de visões e opiniões técnicas entre os diferentes atores do comércio exterior, que contribuem para dinamizar os processos no setor.

 

 

.