"Boletín Informativo ALADI

     Processo de Integração

 

   Cooperação e Formação

 

   Finaliza o ciclo ALADI e IICA destinado à promoção da internacionalização das PMEs agrícolas

 

Em 31 de outubro de 2019, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) levaram adiante o sexto e último módulo do ciclo de conferências web: “Capacitação para a internacionalização das PMEs agrícolas” que organizam de forma conjunta.

Nesta oportunidade, o webinar – do qual participaram mais de 170 pessoas de todos os países-membros da ALADI- esteve a cargo do Sr. Daniel Rodríguez, técnico do IICA, que abordou os elementos a considerar para definir a estratégia de negociação que permita enfrentar, de forma bem-sucedida, os processos de negociação com compradores no estrangeiro.

Este encontro constitui a culminação de um ciclo de palestras virtuais enquadrado no Acordo de Cooperação assinado pelo IICA e a ALADI e que aborda aspectos que as PMEs agrícolas requerem conhecer para iniciar um processo de internacionalização de seus produtos. As conferências estiveram orientadas a atores do setor público, privado e acadêmico, e tiveram como objetivo fortalecer as capacidades de associações e cooperativas de pequenos produtores agrícolas da região, com vistas a incentivar e apoiar sua atividade no percurso à comercialização de seus produtos no mercado regional.

Alejandra Sarquis, Representante do IICA no Uruguai, e Silvia Espíndola, Subsecretária de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos PMDERs da ALADI, agradeceram pela acolhida que teve esta iniciativa e manifestaram que, oportunamente, será encaminhado o calendário e os temas a serem tratados no ciclo do próximo ano.

 


 

 

 

 

 

 

"