Processo de Integração

 

   Cooperação e Formação

 

   Finaliza a XIX edição do Curso Breve de Política Comercial da Organização Mundial do Comércio (OMC) na ALADI

 

Na sexta-feira 15 de novembro de 2019 foi encerrada, com excelentes resultados, a XIX edição do Curso Breve de Política Comercial para os países-membros da ALADI, realizada na sede da Associação Latino-Americana de Integração.

O curso, organizado há dezenove anos consecutivos pela Secretaria-Geral da ALADI em parceria com a Organização Mundial do Comércio (OMC), no âmbito das atividades de formação e capacitação desenvolvidas pela ALADI, tem por escopo capacitar funcionários da região sobre princípios gerais do sistema multilateral de comércio e compromissos multilaterais dos governos no âmbito da OMC. O curso busca ainda ampliar a compreensão sobre a situação macroeconômica regional e mundial e sobre a importância do sistema multilateral de comércio e das negociações comerciais multilaterais.

O curso é direcionado a funcionários governamentais dos países-membros que cumprem funções em temas relativos ao comércio internacional e regional, a partir das candidaturas realizadas pelos governos dos países. Nesta ocasião, participaram trinta funcionários da América Latina, que manifestaram sua satisfação com o curso e que, graças a sua experiência, aproveitaram ao máximo seu conteúdo. Também contou com a participação de palestrantes da OMC e da ALADI.

O curso contribui para compreender melhor a relação entre os acordos da OMC e os processos de integração regional, mediante um conhecimento mais profundo das experiências regionais em comércio e integração, e para estreitar e aprofundar os laços entre os funcionários dos governos responsáveis pelas negociações multilaterais e regionais. Contou com a participação de expositores da OMC e da ALADI.

O encerramento e a entrega de diplomas ficaram por conta do subsecretário de Desenvolvimento do Espaço de Livre Comércio, Álvaro Espinoza, e da chefe do Departamento de Cooperação e Formação, Mónica Ayala, pela Secretaria-Geral da ALADI; e de Andreas Sennekamp, da Secretaria do Órgão de Apelação da OMC, em representação da Secretaria da OMC.