Carta do Secretário-Geral da ALADI  
 

 

Palavras do Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, na cerimônia de abertura da EXPO ALADI – Uruguai 2014

Com motivo da abertura da primeira macrorrodada de negócios da América Latina, organizada pela ALADI e Uruguay XXI, entre 8 e 10 de outubre de 2014, na cidade de Montevidéu -- Uruguai

 
   
  Processo de Integração  
 
 Acordos
 

Sistema de Pagamentos em Moeda Local entre os Bancos Centrais do Brasil e do Uruguai

Foi assinado em Lima, Peru, o acordo entre os Bancos Centrais do Brasil e do Uruguai que permitirá comércio entre os dois países em moedas locais.

 
   
 


Entrada em vigor de diversos instrumentos jurídicos no âmbito da ALADI

Em 14 de outubro de 2014, três instrumentos jurídicos entraram em vigor no âmbito da ALADI incluindo sete países-membros: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

 
   
 


Acordo de Complementação Econômica N° 69 assinado entre o Brasil e a Venezuela

O ACE 69 assinado entre o Brasil e a Venezuela, em 26 de dezembro de 2012, contém as disposições em matéria de liberalização comercial que regulamentam o comércio entre ambos os países como parte do processo de incorporação da Venezuela ao MERCOSUL.

 
   
 


Quinquagésimo Sexto Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica No. 35 entre o Brasil e o Chile

Mediante o instrumento jurídico, o Brasil e o Chile acordaram estender o prazo de aplição das preferências tarifárias aos produtos que incorporarem insumos importados temporariamente ou sob o regime de draw back.

 
   
 


Vigésimo Sétimo Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica No. 36 entre a Bolívia e o Brasil

A Bolívia e o Brasil estabelecem data a partir da qual não será aplicado o Programa de Liberalização a produtos importados temporariamente ou sob o regime de draw back

 
   
 


VI Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional Nº 8

Em 24 e 25 de setembro de 2014, na sede da ALADI em Montevidéu, foi realizada a VI Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional Nº 8 “Acordo-Quadro para a promoção do comércio mediante a superação de barreiras técnicas ao comércio”

 
   
 


Chile e Peru formalizam na ALADI compromisso em matéria de cooperação aduaneira

Em 4 de agosto de 2014, Chile e Peru registraram na ALADI um Protocolo relativo à Cooperação e à Assistência Mútua em Matérias Aduaneiras.

 
   
 
 Comércio Regional
 
 


XVI Reunião Técnica de Escritórios Governamentais Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior

Durante os dias 14 e 15 de agosto de 2014 foi realizada a XVI Reunião Técnica de Escritórios Governamentais Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior dos países-membros da ALADI (XVI RECOMEX).

 
   
 


III Reunião de Funcionários Governamentais sobre Estatísticas do Comércio de Serviços

A partir da entrada em vigor do Acordo-Geral sobre o Comércio de Serviços (AGCS) surgiu uma demanda crescente de informações estatísticas detalhadas e internacionalmente comparáveis sobre o fornecimento internacional de serviços.

 
   
     
 
 EXPO ALADI
 
 


EXPO ALADI culminou com mais de 3000 reuniões de negócios entre os mais de 600 representantes de empresas da região

Gerentes de compras, de exportação e de negócios internacionais participaram das diferentes rodadas de negócios com seus pares de diversos países latino-americanos

 
   
 


“É necessário avançar na construção do nosso mercado interno latino-americano”, afirmou o Secretário-Geral da ALADI.

“É necessário avançar na construção do nosso mercado interno latino-americano”, afirmou o Secretário-Geral da ALADI.

 
   
 


Palavras do Presidente da República Oriental do Uruguai, José Mujica, na cerimônia de abertura da EXPO ALADI – Uruguai 2014

Com motivo da abertura da primeira macrorrodada de negócios da América Latina, organizada pela ALADI e Uruguai XXI entre 8 e 10 de outubro de 2014, na cidade de Montevidéu Uruguai

 
   
 
 
 Observatório América Latina - Ásia Pacífico
 


Configura-se nova ordem mundial: Especialistas latino-americanos analisaram Acordo de Associação Transpacífico -TPP

No âmbito do seminário O TPP e a integração latino-americana, especialistas da região palestraram sobre a importância das negociações do Acordo de Associação Transpacífico (TPP) para a América Latina.

 
   
 


“As relações entre a China e a América Latina. Uma perspectiva da potencialidade dos investimentos”.

Pelo secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, e pelo coordenador do Observatório América Latina - Ásia Pacífico, Ignacio Bartesaghi

 
   
 


Coordenador do Observatório visitou países-membros da ASEAN

O coordenador do Observatório América Latina – Ásia Pacífico, Ignacio Bartesaghi, visitou Tailândia, Indonésia, Malásia e Cingapura

 
   
 


Resultados do primeiro concurso de ensaios.

O Observatório América Latina – Ásia Pacífico divulga resultados do primeiro concurso de ensaios.

 
   
 


Resultados do primeiro chamamento do Fórum Acadêmico: Apoio para a publicação de livros 2014

O Observatório América Latina - Ásia Pacífico divulga resultados do primeiro chamamento do Fórum Acadêmico: Apoio para a publicação de livros 2014.

 
   
  Reuniões e Eventos  
 


LVI Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários

De 27 a 29 de outubro, foi realizada a Quinquagésima Sexta Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários dos países da ALADI.

 
   
 


Estela de Carlotto recebe primeira distinção de "Cidadão Ilustre da América Latina" que outorga a ALADI

A homenagem destacou a perseverança e a luta constante em que Estela de Carlotto, que nunca abandonou a busca, demonstrou a conhecidos e estranhos que tudo é possível para uma mãe e avó que luta por aquilo que sente e acredita.

 
   
 


XVI Reunião sobre Transporte Internacional Terrestre - ATIT

A XVI Reunião da Comissão de Acompanhamento do Acordo de Alcance Parcial sobre Transporte Internacional Terrestre (Comissão do Artigo 16 do ATIT) foi realizada de 24 a 26 de setembro 2014 na sede da ALADI.

 
   
 


Conselho de Ministros das Relações Exteriores adota importantes Resoluções e reelege, por aclamação, Carlos Alvarez como secretário-geral da ALADI para o período 2014-2017

Dia 21 de agosto de 2014, reuniu-se o Conselho de Ministros das Relações Exteriores, órgão supremo da Associação.

 
   
 


II Reunião de Coordenadores Nacionais em Matéria de Certificação de Origem Digital e o seminário sobre “Intercâmbio de Boas Práticas na Implementação da Certificação de Origem Digital da ALADI”

Durante os dias 11, 12 y 13 de agosto de 2014, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), foram realizadas a II Reunião de Coordenadores Nacionais em Matéria de Certificação de Origem Digital e o seminário sobre “Intercâmbio de Boas Práticas na Implementação da Certificação de Origem Digital da ALADI”.

 
   
   Novidades
 


Nova edição do curso sobre Política Comercial da OMC para os países-membros da ALADI

Foi adiantada a realização em Montevidéu do XIV Curso Breve de Política Comercial para os países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), com a participação de especialistas de alto nível da Organização Mundial do Comércio (OMC).

 
   
 


Associações empresariais da América Latina, vinculadas ao transporte e à logística, reuniram-se por ocasião da EXPOALADI 2014

A Câmara Interamericana de Transportes (CIT) e a Associação Latino-Americana de Logística (ALALOG), duas das mais importantes associações que reúnem as câmaras empresariais em matéria de transporte e logística dos países da região, escolheram o âmbito da EXPOALADI 2014 para realizar suas respectivas Assembleias Gerais.

 
   
 


Lançamento do programa regional de eficiência energética:
Para uma nova agenda energética regional

No âmbito da iniciativa "Para uma Nova Agenda Energética para a Região", em que unem esforços a ALADI, ARPEL, CAF, CEPAL, CIER, OEA, OLADE e WEC, foi tratada a necessidade de desenvolver um trabalho conjunto para dispor de um Programa Regional de Eficiência Energética cujo objetivo principal é promover o desenvolvimento do mercado de projetos de eficiência energética na América Latina.

 
   
 


Secretário-Geral de ISO visita a Secretaria-Geral da ALADI

O Secretário-Geral da Organização Internacional de Normalização (ISO) e o Diretor do Instituto Uruguaio de Normas Técnicas reuniram-se com o Subsecretário do Espaço de Livre Comércio

 
   
     
  Artigo de Opinião  
 


Os desafios da convergência na diversidade

Pela embaixadora Aída García Naranjo Morales - Representante Permanente do Peru junto à ALADI e ao MERCOSUL Presidente do Comitê de Representantes da ALADI

 
   
 
 
   Publicações  
 


Agenda da ALADI 2014-2017

A ALADI é filha de um grande momento da América Latina, das décadas de 50 e 60, onde economistas, acadêmicos, sociólogos e políticos da região consideraram que a América Latina tinha a possibilidade de tornar-se uma comunidade de interesses e de destino, em uma região integrada e importante na ordem internacional. Esse foi o momento talvez mais forte do pensamento latino-americano, que depois não coincidiu com as circunstâncias políticas e econômicas que foram de uma grande complexidade, e onde a ideia da América Latina como um ator protagonista em nível internacional quase desaparece como possibilidade política.
Atualmente, revaloriza-se a possibilidade de construir na América Latina uma comunidade de interesses que tenha um importante papel a desenvolver no mundo descentralizado e multipolar que se está constituindo.
Neste panorama, a ALADI se transforma em uma via com a que contam os países da região a fim de avançar para uma integração mais profunda, com base no pluralismo, na cooperação, na complementaridade e na solidariedade. Assim esta possibilidade está novamente muito presente na consciência da maioria dos nossos governos, dos presidentes, dos chanceleres e também da opinião pública. Por este motivo, é importante repensar nas estratégias de integração.
Pensar as estratégias de integração em um continente que já sabemos assimétrico, com heterogeneidades produtivas, com diferenças geográficas, com sub-regiões divorciadas, é uma tarefa titânica, muito complexa e muito difícil porque embora os diferentes projetos sub-regionais enriquecem o conjunto da América Latina, tornam complexa a política e as ações para encontrar denominadores e políticas comuns ao conjunto dos nossos países e da região.

 
   
 


Oportunidades e desafios dos requisitos meio-ambientais para o comércio internacional na América Latina: estudos de caso: Bolívia, Equador e Paraguai

"Complementarmente ao desenvolvimento das negociações internacionais sobre mudança climática e dos convênios ambientais internacionais, alguns países e regiões econômicas começaram a tomar ações para avançar em suas agendas de sustentabilidade ambiental. Neste processo alguns países adotaram requisitos y padrões meio-ambientais mais rigorosos para o ingresso de produtos importados, principalmente nos mercados de países industrializados".
Atualmente, observa-se um crescimento na adoção de requisitos meio-ambientais pelos governos nacionais; bem como um incremento de iniciativas voluntárias pelo setor privado. Este fenômeno gera maiores exigências para os produtores que aspiram a incorporar-se a cadeias de valor internacionais, devido a que as empresas demandantes tornam-se mais estritas no momento de selecionar seus provedores.
Os requisitos meio-ambientais podem adotar diferentes formas. Entre estes destacam-se os regulamentos técnicos, normas de etiquetagem, padrões de rendimento, entre outros, e podem ter, na prática, impactos sobre os sistemas de produção e o comércio internacional; bem como a internalização de externalidades ambientais.
Os requisitos enunciados poderiam limitar o acesso a mercados internacionais, especialmente às MPMEs, pelas dificuldades que poderiam enfrentar para alcançar padrões e cumprir com as certificações. Ao mesmo tempo, os novos requisitos oferecem novas oportunidades para empreender mudanças transformacionais nos sistemas de produção e melhorar as práticas para desenvolver produtos sustentáveis que podem concorrer em mercados mais demandantes, gerando, ao mesmo tempo, novos empregos “verdes”.
Neste contexto a América Latina e o Caribe enfrenta-se a um importante desafio, onde os países requerem apoio para melhorar o conhecimento das regulamentações e os padrões internacionais para construir capacidades no setor empresarial. É necessária a participação dos organismos internacionais e regionais para uma tarefa articulada de acompanhamento, desenvolvimento de capacidades e acompanhamento do processo de adaptação aos novos requisitos, complementando assim os esforços nacionais.
Este estudo é um esforço conjunto da ALADI e do PNUD para coadjuvar nos esforços dos governos e instituições vinculadas, compartilhando indicações iniciais sobre os requisitos ambientais emergentes e os benefícios, oportunidades e desafios que implicam".
(Resenha extraída da apresentação do livro, a cargo de Carlos Alvarez, Secretário-Geral da ALADI, e Freddy Justiniano, Diretor a.i. do Centro Regional para a América Latina e o Caribe. PNUD).

 
   
 


Memórias do relançamento da Associação Latino-Americana de Logística - ALALOG

O presente livro recolhe as memórias do “Relançamento da Associação Latino-Americana de Logística - ALALOG”, que teve lugar em 7 de maio de 2014, na sede da Associação Latino-Americana de Integração – ALADI.

 
   
 


Visões e Experiência da América Latina em temas chave para a implementação do Protocolo de Nagoia

Esta publicação foi elaborada com base em artigos escritos pelos participantes na Oficina de Capacitação Regional para a América Latina sobre o Protocolo de Nagoia sobre
Acesso e Participação nos Benefícios, realizada na Secretaria-Geral da ALADI
de 24 a 28 de março de 2014.

 
   
 


Nova publicação do TENCI

A Secretaria-Geral publicou novos números do indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI, no site da Associação.

 
   
 


Planos de desenvolvimento dos países da Ásia Pacífico

Os países asiáticos caracterizam-se pela elaboração de Planos de Desenvolvimento para serem utilizados depois como insumo principal para a definição das políticas públicas

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina - Ásia Pacífico

O Observatório divulga o boletim número 9 correspondente ao mês de outubro.

 
   
 


Boletim de notícias de Ásia Pacífico

O Observatório publica o Boletim de notícias Ásia Pacífico N°2 correspondente ao período julho – setembro 2014.

 
   
 


Novidades bibliográficas

Consulte as últimas novidades bibliográficas adquiridas pela nossa Biblioteca