Processo de Integração

   Comércio Regional

   III Reunião de Funcionários Governamentais sobre Estatísticas do Comércio de Serviços

A partir da entrada em vigor do Acordo-Geral sobre o Comércio de Serviços (AGCS) surgiu uma crescente demanda de informações estatísticas detalhadas e internacionalmente comparáveis sobre o fornecimento internacional de serviços.Os negociadores comerciais precisam de estatísticas - por modos de fornecimento, na medida do possível - como orientação para poder negociar compromissos específicos e para avaliar seus efeitos econômicos em cada tipo de serviço. O AGCS não só aumentou a demanda de melhores estatísticas como salientou que o alcance do fornecimento internacional de serviços é muito maior daquele medido pelas estatísticas convencionais.

Nesse contexto, e visando coordenar uma iniciativa regional, dias 30 e 31 de julho deste ano foi realizada, na sede da ALADI, a III Reunião de Funcionários Governamentais sobre Estatísticas do Comércio de Serviços, onde funcionários especialistas dos países-membros da ALADI e de organismos internacionais analisaram os avanços e os desafios na coleta, no processamento e na divulgação de dados estatísticos do comércio internacional de serviços.

A reunião contou com a participação de funcionários de Institutos de Estatística, de Bancos Centrais, Ministérios da Economia e Ministérios da Indústria dos treze países-membros da ALADI, bem com de representantes da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD) e da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL).

A agenda incluiu, entre outros assuntos, temas relativos à revisão das fontes de informações utilizadas na coleta de dados estatísticos, coleta segundo a Classificação Ampliada de Serviços de Balança de Pagamentos, revisão do Manual de Estatísticas do Comércio Internacional de Serviços 2010, coleta por modo de fornecimento e por comércio de serviços de filiais estrangeiras ou FATS (segundo sigla em inglês). O resultado foi a aprovação de um “Plano de Trabalho em matéria de Estatísticas do Comércio de Serviços da ALADI” que apresenta, entre suas iniciativas mais importantes, a criação e o desenvolvimento de uma base de dados sobre estatísticas do comércio de serviços.

Os funcionários especialistas que participaram apontaram a importância que representam os serviços para a região e, em particular, o desenvolvimento de estatísticas de serviços conforme os padrões internacionais. Destacaram, ainda, a relevância da Terceira Reunião e os esforços que vêm sendo realizados no âmbito da Associação para contar com um sistema que ofereça informações sobre estatísticas comparáveis e desagregadas, semelhante ao desenvolvido pela Secretaria-Geral em matéria de comércio de bens.

Volver