Processo de Integração

 

  Acordos

 

Chile e Peru fortalecem sua conectividade em transporte

 

Na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), dia 21 de novembro de 2018, foi assinado o Quinto Protocolo Adicional ao Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT) entre o Chile e o Peru.


 

Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8

 

A Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8 reuniu-se para trabalhar na superação das barreiras técnicas ao comércio

 

 

  Comércio Regional

 

 

Especialistas avançam na nomenclatura da classificação das mercadorias

 

A XX Reunião do Comitê Ibero-Americano de Nomenclatura (CIN) reuniu-se na sede da ALADI.

 

 

 

Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior dos países-membros reuniram-se na sede da ALADI

 

Dias 25 e 26 de outubro de 2018 foi realizada, na sede da ALADI, a XX Reunião Técnica de Escritórios Governamentais Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior.

 

 

 

  Promoção Comercial

 

Reunião da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior

 

A ALADI participou da terceira reunião do ano da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior: Incorporando mais mulheres nos processos de internacionalização.

 

 

 

  Observatório América Latina-Ásia Pacífico

 

Especialistas da América Latina e da Ásia Pacífico trocaram opiniões sobre o futuro das relações econômicas e das possibilidades de cooperação entre as duas regiões.

 

Dias 7 e 8 de novembro, na sede da ALADI, foi realizada a terceira edição do seminário acadêmico “Para uma relação integral entre a América Latina e a Ásia Pacífico”

 

 

 

  Reuniões e Eventos

 

Foi realizada EXPO ALADI-Peru 2018, com participação dos países da região

 

A macrorrodada de negócios multissetorial da ALADI foi inaugurada dia 17 de outubro nas instalações do Centro de Convenções de Lima (Peru).

 

 

 

ALADI abriu suas portas no Dia do Patrimônio

 

Uma iniciativa promovida pelo Ministério da Educação e da Cultura do Uruguai e pela Comissão do Patrimônio Cultural da Nação

 

 

 

  Novidades

acer

Com excelentes resultados, OMC e ALADI encerram nova edição do Curso Breve de Política Comercial

 

Foi encerrada a XVIII edição do Curso Breve de Política Comercial para os Países-Membros da ALADI

 

 

Parceria entre ALADI e IICA para capacitar PMEs agropecuárias

 

Em 13 de novembro de 2018, foi realizada a Oficina de Capacitação para a Internacionalização das PMEs Agropecuárias, organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 

 Artigo de Opinião

 

Reincentivar a adiada integração latino-americana

 

Opinião de Gabriel Fidel, publicada no jornal argentino Los Andes, em 22 de outubro de 2018

 

  Publicações

 

 

ESTUDO SOBRE PROGRAMAS OPERADOR ECONÔMICO AUTORIZADO NOS PAÍSES-MEMBROS DA ALADI COM ESPECIAL ÊNFASE NOS REQUISITOS PARA OBTER A CERTIFICAÇÃO

 

O presente estudo pretende identificar e examinar o estado atual dos marcos regulatórios sobre os programas de Operadores Econômicos Autorizados (OEA) nos treze países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), incluindo seus planos de ação previstos, para, seguidamente, efetuar uma análise comparativa do estado atual dos requisitos exigidos pelos programas para acessar a certificação.

 

 

Indicador TENCI

 

A Secretaria-Geral publicou em seu site novas cifras do indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI, o qual permite fazer um acompanhamento mensal da evolução do comércio de bens registrado entre os países-membros da Associação. É uma ferramenta que facilita a análise e o planejamento de estratégias, tanto das autoridades governamentais quanto dos operadores econômicos e analistas comerciais que realizam negócios na região.

 

Alerta informativo da Biblioteca da ALADI - Novembro 2018

 

 

Nos links abaixo, consulte novos materiais bibliográficos incorporados à coleção da Biblioteca da Associação.