Processo de Integração

 

   Observatório América Latina-Ásia Pacífico

 

   Especialistas da América Latina e da Ásia Pacífico trocaram opiniões sobre o futuro das relações econômicas e das possibilidades de cooperação entre as duas regiões.

 

No âmbito das atividades do Observatório América Latina-Ásia Pacífico, foi realizada a terceira edição do seminário acadêmico “Para uma relação integral entre a América Latina e a Ásia Pacífico”, dias 7 e 8 de novembro na sede da Associação.  
 
A abertura esteve a cargo do secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete; do oficial superior de Assuntos Econômicos da Divisão de Comércio Internacional e Integração da CEPAL, Dr. Keiji Inoue, de o executivo-sênior do Escritório da CAF-banco de Desenvolvimento da América Latina no Uruguai, Omar González. 
 
O seminário foi organizado em cinco mesas de trabalho. Na primeira mesa, foram abordadas a política comercial da Coreia e suas implicâncias para a região, palestra ministrada pelo Dr. Won-Ho Kim; a política do Japão e suas implicâncias para a política comercial do Brasil e do MERCOSUL, a cargo do Dr. Silvio Miyazaki, e a política comercial da China para a América Latina, em palestra oferecida pela Dra. Yunxia Yue. 
 
Na segunda mesa de trabalho, Leonardo Stanley analisou os acordos de investimento assinados pelos países da América Latina e os da Ásia Pacífico, enquanto que o Dr. José León Manríquez fez uma análise comparativa dos investimentos da China, da Coreia e do Japão. 
 
Na terceira mesa de trabalho, os doutores Bernabé Malacalza e Sara Wong discorreram sobre as características das relações da China com a América Latina. 
 
Os desafios de integrar ambas as regiões de forma produtiva foram apresentados pelo doutor José Durán. Por sua vez, a doutora Florencia Rubiolo salientou a importância de diversificar as relações comerciais dentro da Ásia Pacífico, com foco nos países menores do leste da Ásia. Já o doutor Gang Li destacou a importância que o investimento em capital humano tem exercido no desenvolvimento chinês. 
 
A doutora Tao Tao Chen apresentou uma detalhada análise da iniciativa da faixa e da rota do ponto de vista chinês; a perspectiva latino-americana foi abordada por Sebastián Herreros, da CEPAL, e por Carolina Rueda, da CAF. 
 
Em palestra magistral, o embaixador Guillermo Vallés discursou sobre como e por que a América Latina pode se aliar com a Ásia Pacífico em defesa do sistema multilateral de comércio. O embaixador salientou a importância de os acordos preferenciais assinados ao amparo do TM80 estarem notificados, como forma de defender o sistema multilateral de seus detratores. Também apelou à lucidez do MERCOSUL para facilitar as negociações com países da Ásia Pacífico sobre, por exemplo, produtos alimentares, e apelou à recategorização da China no sistema multilateral.  
 
O evento foi encerrado com palavras do secretário-geral, quem advogou por que a ALADI, a CAF e a CEPAL continuem trabalhando em prol do conhecimento mútuo das duas regiões e alentou a utilizar a ALADI como fórum de negociação de futuros acordos entre seus países-membros e os países em desenvolvimento da Ásia Pacífico. Também manifestou a necessidade de avançar na convergência na diversidade para fortalecer a integração produtiva regional na procura da integração produtiva entre regiões.  
 
As apresentações dos palestrantes e os vídeos testemunhais serão disponibilizados em breve, com acesso livre e gratuito no novo site do observatório: http://www.observatorioasiapacifico.org/es/.

 

 

.

 

.

 

.

 

.