Processo de Integração

 

   Comércio regional

 

   Especialistas avançam na nomenclatura da classificação das mercadorias

 

De 26 a 30 de novembro de 2018, na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), foi realizada a XX Reunião do Comitê Ibero-Americano de Nomenclatura (CIN).

A reunião contou com a participação de especialistas em nomenclatura de Cuba, Espanha, Guatemala, Paraguai, Uruguai e Venezuela, bem como de organismos de integração regional, a Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana (SIECA) e a Secretaria-Geral da ALADI.

O objetivo da reunião foi a atualização da versão única em idioma espanhol do Sistema Harmonizado, bem como as Notas Explicativas do Sistema (VUENEZA) e do Compêndio de Critérios de Classificação da Organização Mundial de Aduanas.

O Sistema Harmonizado é a nomenclatura internacional estabelecida pela Organização Mundial de Aduanas, baseada em uma classificação das mercadorias conforme um sistema de códigos de 6 dígitos aceito por todos os países participantes.

Cabe salientar que, na ALADI, estes instrumentos de trabalho são utilizados para realizar a atualização da NALADI/SH e, desta forma, prestar aos operadores de comércio exterior o apoio técnico necessário para uma correta classificação tarifária dos produtos comercializados.

A Secretaria-Geral da ALADI vem participando das reuniões de especialistas desde o início e oferece seu apoio nos trabalhos de elaboração de uma versão única em idioma espanhol do Sistema Harmonizado.

 

 

.