Processo de Integração

 

   Promoção Comercial

 

   Reunião da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior

 

A XLII Reunião da REDIBERO foi realizada de 28 a 30 de novembro de 2018 na sede de CEI-RD, em Santo Domingo (República Dominicana). A reunião foi a terceira e última reunião do ano e foi presidida por PROCOMER, que terá a presidência até o próximo ano.

Incorporando mais mulheres nos processos de internacionalização foi o eixo principal da reunião, que abordou diversos aspectos desse assunto. Também foram realizadas, de forma especial, as apresentações abaixo:

- Importância da incorporação de gênero no comércio para impactar no desenvolvimento econômico e social, a cargo de Esther Senso, coordenadora regional da ONU Mulheres, e Gabriela Mata, especialista nacional de Setor Privado, da ONU Mulheres;

- Brechas na incorporação de empresas, lideradas por mulheres, nos processos de internacionalização, a cargo de Claudia Uribe, chefa do Escritório para a América Latina e o Caribe, no Centro de Comércio Internacional;

- Programas de promoção de inclusão de gênero e Connect Americas, por Alejandra Villota, especialista em Comércio e Investimento do BID, mediante videoconferência, e

- Programa de empreendimento para a exportação, por Pedro Beirute, gerente-geral, PROCOMER.

Em outro módulo, foram abordadas as boas práticas TIPOs Ibero-América; programas de incorporação de empresas lideradas por mulheres nos processos de internacionalização, com a intervenção de PROCOMER e PROMÉXICO.

Posteriormente, foi realizada a oficina de trabalho, conduzida por ONU Mulheres, Programas para incentivar a inclusão de gênero em processos de internacionalização, com a intervenção de todos os membros assistentes.

Também foi realizada a oficina de trabalho China: uma oportunidade para a região e foram revisados os avanços dos componentes 1 e 3 da iniciativa BPR1 (Bem Público Regional), financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e do BPR2.

Nas duas oficinas, os consultores Gabriel Oddone e Jerónimo Carvallo apresentaram as propostas e resultados de seus trabalhos.

A próxima reunião da REDIBERO será realizada na Guatemala, no âmbito de AGROTRADE, de 21 a 23 de março de 2019.

 

 

.

 

.