Reuniões e Eventos

 

 

   Foi realizada EXPO ALADI-Peru 2018, com participação dos países da região

 

Com a presença do ministro do Comércio Exterior e Turismo do Peru, Rogers Valencia Espinoza; do diretor de Promoção das Exportações de PROMPERÚ, Luis Alberto Torres Paz; do Representante Permanente do Peru, embaixador Augusto Arzubiaga, e do secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Alejandro de la Peña Navarrete, foi inaugurada, dia 17 de outubro nas instalações do Centro de Convenções de Lima (Peru), uma nova edição da EXPO ALADI – Macrorrodada de Negócios Multissetorial. 

 

Em suas palavras de boas-vindas, o ministro do Comércio Exterior e Turismo salientou que, há vinte anos, o Peru tem escolhido que a abertura ao mundo e a integração sejam políticas de Estado; os resultados têm contribuído para o crescimento econômico e para a redução da pobreza. O ministro apontou que o país enfrenta novos desafios decorrentes do crescimento e que, para enfrentá-los, o governo propõe realizar uma segunda onda de transformações ou de reformas. Nesse novo horizonte, a ALADI pode ser uma plataforma para que a produção regional tenha acesso a outros mercados, como os asiáticos. 

 

Por sua vez, o diretor de Promoção das Exportações de PROMPERÚ destacou que a ALADI constitui o terceiro mercado para as exportações peruanas. Também salientou a necessidade de melhorar a logística para aproveitar as oportunidades oferecidas pelos acordos comerciais em vigor no âmbito da ALADI, bem como a importância da EXPO ALADI como um ponto de partida para que os empresários estabeleçam relações a longo prazo. O secretário-geral da ALADI destacou o evento como resultado do trabalho conjunto dos pontos focais, de PROMPERÚ e da Secretaria-Geral da ALADI, a EXPO ALADI, cuja convocatória foi atendida por mais de mil assistentes. 

 

A EXPO ALADI – Peru 2018 fechou sua quinta edição com a participação de 780 empresários dos treze países-membros da ALADI e da Costa Rica, que, em dois intensos dias de negociações, assistiram a 4603 reuniões e atingiram uma intenção de 2039 negócios de 182 milhões de dólares. 

 

O evento, organizado pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e por PROMPERÚ, foi realizado de 17 a 19 de outubro no Centro de Convenções 27 de enero, na cidade de Lima. 

 

A macrorrodada convocou empresários dos setores de: alimentos e bebidas processados; autopeças; couros e suas manufaturas; materiais elétricos e maquinarias e equipamentos agrícolas; produtos farmacéuticos, outros químicos e plásticos e equipamentos médicos; têxteis, confecções e calçados, e serviços vinculados às TICs. 

 

Como em edições anteriores, a Secretaria-Geral e os países-membros ofereceram assessoramento aos empresários. A EXPO ALADI também reuniu a Comunidade Andina, o MERCOSUL, a SIECA, a Associação dos Estados do Caribe e a FAO. Após o bem-sucedido encerramento do evento, foi anunciada oficialmente a celebração da próxima edição da EXPO ALADI – Colômbia 2019, que será realizada na cidade de Bucaramanga. 

 

Os resultados refletem que os esforços empenhados pelos governos e pelos organismos de integração, junto com os empresários, fazem da integração uma poderosa ferramenta para fazer frente aos desafios que decorrem do contexto internacional incerto e do ressurgimento do protecionismo, como apontou o secretário-geral da ALADI em sua intervenção durante o encerramento do evento. 

 

Desta forma, por quinto ano consecutivo, a EXPO ALADI se consolida como a macrorrodada de negócios mais importante da América Latina e como ponto de encontro de empresários e de organismos de integração regional.Assista ao Vídeo Promocional EXPO ALADI – Colombia 2019

 

 

 

.

 

.

 

 

.