Processo de Integração

 

   Comércio Regional

 

   Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior dos países-membros reuniram-se na sede da ALADI

 

Dias 25 e 26 de outubro de 2018 foi realizada, na sede da ALADI, a XX Reunião Técnica de Escritórios Governamentais Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior, com participação de delegados dos treze países-membros da Associação pertencentes aos institutos nacionais de estatística, bancos centrais e aduanas. Também participaram funcionários especialistas do MERCOSUL e da Comunidade Andina.

A reunião foi inaugurada pelo subsecretário de Desenvolvimento do Espaço de Livre Comércio da Secretaria-Geral da ALADI, Álvaro Espinoza, quem destacou a importância de contar com uma base consolidada de informação de comércio exterior de mercadorias que compreende todos os países-membros, de ampla abrangência temporal (1985-2018) e excelente desagregação em diferentes variáveis.

Durante a reunião, analisaram-se assuntos relativos ao comércio internacional de bens e realizaram-se diversas apresentações a cargo de funcionários do Banco Central do Equador,do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) do Brasil, do Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI) do México, da Secretaria Técnica do MERCOSUL,da Secretaria-Geral da Comunidade Andina e da Secretaria-Geral da ALADI.

As delegações renovaram seu compromisso de continuar trabalhando sempre com o objetivo de melhorar as informações que enviam para a Secretaria-Geral.

A base consolidada é a única da região que dispõe das informações relativas ao comércio negociado, já que permite aos países-membros identificarem o comércio canalizado mediante os acordos da ALADI, frisou o subsecretário Espinoza.

 

 

.

 

Subsecretário de Desenvolvimento do Espaço de Livre Comércio da Secretaria-Geral da ALADI, Álvaro Espinoza