Novidades

 

 

   Com excelentes resultados, OMC e ALADI encerram nova edição do Curso Breve de Política Comercial

 

Dia 16 de novembro de 2018 foi encerrado, com excelentes resultados, o XVIII Curso Breve de Política Comercial para os Países-Membros da ALADI, realizado na sede da Associação..

O curso, de duas semanas de duração, foi organizado pela Secretaria-Geral da ALADI em parceria com a Secretaria-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), como vem sendo desenvolvido há 18 anos sem interrupção, no âmbito das atividades que a ALADI leva adiante em matéria de formação e capacitação. .

O evento contou com a participação de funcionários governamentais responsáveis por assuntos relativos ao comércio internacional e regional. Nesta edição, assistiram 27 participantes dos países da América Latina, muito ativos e participativos, que elogiaram o resultado do evento graças à experiência em seus cargos em seus respectivos países..

Os principais objetivos do curso foram voltados para aprimorar os conhecimentos dos funcionários da região sobre os compromissos multilaterais dos governos no âmbito da OMC, bem como aprofundar a compreensão da situação macroeconômica regional e mundial, da importância do sistema multilateral de comércio e das negociações comerciais multilaterais..

O evento contribuiu para a aproximação entre a OMC e os processos de integração regional, por meio do conhecimento apurado das experiências regionais em matéria de comércio e integração, e para um contato mais profundo e estreito entre os funcionários dos governos encarregados das negociações multilaterais e das negociações regionais. O curso contou com palestrantes da OMC e da ALADI..

A seleção dos participantes foi realizada pela OMC entre os candidatos que os governos dos países-membros apresentaram a essa organização..

O fecho do curso e a entrega dos certificados ficaram por conta da subsecretária de Cooperação, Assistência Técnica e de Apoio aos PMDERs, Silvia Espíndola Arellano, e do chefe do Departamento de Cooperação e Formação, Jaime Albuja, em representação da Secretaria-Geral da ALADI, e por Carlo Gamberale, da Secretaria do Órgão de Apelação da OMC, em representação da Secretaria da OMC.

 

 

Participantes do XVIII Curso Breve de Política Comercial para os Países-Membros da ALADI com autoridades da OMC e da ALADI