Processo de Integração

 

   Acordos

 

   Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8

 

Em 6 e 7 de novembro de 2018 foi realizada, na sede da ALADI, a XI Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8, com o objetivo de continuar com os trabalhos de aperfeiçoamento do acordo, como um dos elementos necessários para continuar avançando no processo de integração regional.

Com Chile no exercício da Presidência da Comissão, os delegados dos países-membros avançaram na análise de diversos assuntos da pauta de trabalho, como cooperação regulatória, boas práticas de regulamentação e avaliação da conformidade, transparência, cooperação e assistência técnica, dentre outros.

A reunião contou com a presença do diretor-executivo do Consejo de la Industria de Cosméticos, Aseo Personal y Cuidado del Hogar de Latinoamérica (CASIC), quem relatou as experiências e as lições apreendidas pelo setor privado por ocasião de sua participação em diversas negociações regionais, sugerindo possíveis áreas de trabalho no âmbito da ALADI.

Por sua vez, a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE/CAMEX) do Brasil fez uma apresentação sobre “Cooperação Internacional e Boas Práticas Regulatórias: a experiência do Brasil”. A apresentação abordou as principais ações que, desde 2016, têm sido implementadas em atenção às políticas de melhoramento e de reforma regulatória. A representante destacou a importância que adquiriram as negociações de acordos regionais e extrarregionais no processo, bem como a cooperação recebida de diversos países.

O Acordo Regional N° 8 é o marco sobre superação de barreiras técnicas ao comércio assinado pelos países-membros da ALADI ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980.

 

 

Participantes da XI Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8