Processo de Integração  
 
 
 Acordos
 
 


Sobre a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)

Um dos organismos mais representativos e de maior trajetória da América Latina. Está integrado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

 
   
 


MERCOSUL e Chile utilizarão o certificado de origem digital da ALADI em suas relações comerciais

Países do MERCOSUL e Chile utilizarão certificado de origem digital da ALADI em suas relações comerciais.

 
   
     
 
 Centro Virtual de Información
 
 


Inscrições abertas para os cursos de 2016

Estão abertas as inscrições para a edição 2016 dos cursos oferecidos no CVF. Para mais informações, confira a folha de informações para cada curso.

 
   
     
 
 Comércio Regional
 
 

ALADI: Comércio exterior global: Janeiro-Dezembro 2015 de cada país-membro

Os relatórios relativos à evolução do "Comércio exterior global" de cada país-membro da ALADI são elaborados com o propósito de analisar o comportamento conjuntural de suas exportações e importações intra e extrarregionais, por país de destino e de origem respectivamente.

 
   
 


ALADI e FAO apresentaram portal de segurança alimentar

ALADI e FAO apresentaram portal de segurança alimentar.

 
   
 


Participação da ALADI no Encontro Empresarial Andino

ALADI participou do V Encontro Empresarial Andino, dias 27 e 28 de abril de 2016.

 
   
     
 


EXPO ALADI – México 2016 presente na EXPOCOMER 2016

Por ocasião da EXPOCOMER 2016, foi apresentada a EXPO ALADI – México 2016.

 
   
     
 
 Observatorio América Latina - Asia Pacífico
 
 

 

Reunião de Responsáveis Governamentais "Novas transformações, novas definições: as relações entre a América Latina e a Ásia Pacífico"

O Observatório América Latina-Ásia Pacífico levou adiante a Primeira Reunião de Responsáveis Governamentais, que contou com a participação dos diretores e de altas autoridades das direções da Ásia-Pacífico das chancelarias e dos ministérios dos países membros da ALADI e de especialistas. convidados.

 
   
 


Boletim estatístico América Latina - Ásia Pacífico

Boletim Número 7, Primeiro semestre 2015.

 
   
 


 
  Reuniões e Eventos  
 


Reuniões de coordenação técnica da EXPO ALADI

Por ocasião do lançamento da EXPO ALADI - México 2016, foram efetuadas reuniões técnicas no México.

 
   
 


Lançamento oficial da EXPO ALADI - México 2016

Com a presença das autoridades do Governo de Coahuila, da Secretaria de Economia do México e do secretário-geral da ALADI, foi lançada, dia 20 de abril, a EXPO ALADI – México 2016, o encontro de negócios mais importante da América Latina, que promove o intercâmbio comercial entre empresas dos treze países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 


Seminário "Novas transformações, novas definiçes: as relações entre a América Latina e Ásia Pacífico"

Dia 14 de abril, foi realizado o seminário "Novas transformações, novas definições: as relações entre a América Latina e a Ásia Pacífico".

 
   
 


ALADI e Cinemateca Uruguaia exibem e premiam vencedores do Concurso Latino-Americano de Curtas-Metragens

No âmbito do 34.° Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai, foi realizada a apresentação e a premiação dos curtas vencedores.

 
   
     
   Novidades
 


República Dominicana explora seu ingresso à ALADI

No âmbito da visita do subsecretário de Desenvolvimento do Espaço de Livre Comércio, César Llona, e da chefa do Departamento de Acordos e Negociações, Diana Morales, à República Dominicana em 13 e 14 de abril de 2016, ministrou-se oficina sobre a ALADI como parte das reuniões com autoridades desse país.

 
   
 


ALADI recebe o secretário-geral da ISO

Secretário-Geral da ISO visita a Secretaria-Geral da ALADI.

 
   
 

Considerações do júri do Concurso Latino-Americano de Curtas

A Secretaria-Geral informa que, dia 15 de março, recebeu uma comunicação do painel de especialistas que avaliou os curtas inscritos para o Concurso Latino-Americano de Curtas-Metragens.

 
   
     
   Artigo de Opinião  
 

MORFOLOGIA DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DO CARIBE. Segunda parte

Considerando a importância da América Central e o Caribe para a integração latino-americana, apresentamos um especial de duas partes sobre a integração caribenha, elaborado por Ofelia Arteaga, conselheira econômica e comercial, representante alterna de Cuba junto à ALADI e especialista no processo de integração dos países caribenhos.

 
   
   Publicações  
 


Indicador TENCI

A Secretaria-Geral publicou no seu site novos dados do indicador TENCI - Tendências Comericiais da ALADI, que permite acompanhar mensalmente a evolução do comércio de bens registrado entre os países-membros da Associação. A ferramenta facilita a análise e a planificação de estatégias tanto das autoridades governamentais quanto dos operadores econômicos e analistas comerciais que fazem negócios na região.

 
   
 


ALADI: Comércio exterior global: Janeiro-Dezembro 2015

O relatório relativo à evolução do comércio exterior global referente a dez países da ALADI: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai elabora-se com o propósito de analisar o comportamento conjuntural de suas exportações e importações intra e extrarregionais, por país de destino e de origem, respectivamente. Essa análise inclui, ainda, uma comparação entre os mencionados fluxos comerciais e aqueles registrados no mesmo período do ano anterior.

 
   
 


Estudo do perfil provedor de produtos bolivianos no contexto regional.

O presente documento objetiva analisar a pauta de perfil de país provedor que tem a Bolívia no comércio Regional mediante diferentes indicadores. O estudo analisa as exportações bolivianas aos países-membros da ALADI, para o periodo 2009-2013, visto que são os últimos dados disponíveis de comércio, para a maioria dos países-membros.

 
   
 


Estudo do perfil provedor de produtos paraguaios no contexto regional

O presente documento objetiva analisar a pauta de perfil de país provedor que tem o Paraguai no comércio regional, mediante diferentes indicadores. O estudo analisa as exportações paraguaias aos países-membros da ALADI, para o periodo 2009-2014, visto que são os últimos dados disponíveis de comércio, para a maioria dos países-membros.


 
   
 


Estudo do perfil provedor de produtos equatorianos no contexto regional

O presente documento objetiva estudar a pauta de perfil de país provedor que tem o Equador no comércio regional, mediante diferentes indicadores. O estudo analisa as exportações equatorianas aos países-membros da ALADI, para o período 2009-2014, visto que são os últimos dados disponíveis de comércio, para a maioria dos países-membros.

 
   
 


Explorando espaços para a integração produtiva entre a América Latina e a Ásia Pacífico

Os artigos apresentados pelos especialistas abrangeram temas relativos ao desenvolvimento industrial da América Latina e a sua vinculação com a integração produtiva, análises setoriais e sua relação com a integração com a Ásia-Pacífico, o papel da China no valor agregado das mercadorias latino-americanas e no impacto no comércio com outros mercados, a relação entre as estratégias de captação de investimento estrangeiro direto e a complementação produtiva com a China, os esquemas de associação da China e os seus TLCs com a América Latina, os investimentos chineses em infraestrutura e o seu impacto em nossa região, e a importância da Índia como sócio comercial da América Latina.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico

Observatório divulga boletim número 26, correspondente ao mês de março de 2016.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico


Observatório divulga boletim número 25, correspondente ao mês de febrero de 2016.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico

Observatório divulga boletim número 25, correspondente ao mês de janeiro de 2016.

 
   
 


Novidades Bibliográficas

Consulte as últimas novidades bibliográficas adquiridas pela nossa Biblioteca