Reuniões e Eventos

   ALADI e Cinemateca Uruguaia exibem e premiam vencedores do Concurso Latino-Americano de Curtas-Metragens

No âmbito do 34.° Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai, em 1.o de abril, teve lugar a apresentação e a premiação dos curtas vencedores do Concurso Latino-Americano de Curtas, organizado pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

A premiação foi feita na sala Pocitos da Cinemateca Uruguaia perante um grande público, que incluiu representantes das missões diplomáticas dos países-membros junto à Associação.

Ao fecho da exibição, o secretário-geral, Carlos Chacho Alvarez; o presidente do Comitê de Representantes, embaixador Diego Tettamanti; o embaixador Galo Galarza, do Equador, e Alejandra Trelles, coordenadora de programação da Cinemateca Uruguaia, entregaram os prêmios aos diretores laureados.

O secretário-geral salientou a importância de construir um olhar regional sobre as indústrias culturais como geradoras de integração e de aproximação dos povos, dentro das quais o cinema ocupa um papel preponderante. Por sua vez, o embaixador Tettamanti destacou a busca de identidade latino-americana, refletida nas histórias contadas pelos curtas vencedores.

Já Alejandra Trelles, da Cinemateca Uruguaia, enfatizou a qualidade do cinema latino-americano e a sua capacidade "para nos fazer pensar, discutir e tomar posição sobre a nossa própria realidade".

O Concurso Latino-Americano de Curtas-Metragens foi organizado pela ALADI em conjunto com a Cinemateca Uruguaia, no âmbito das Jornadas de Cinema, Cultura e Integração desenvolvidas a partir de 2015, que contaram, aliás, com o apoio do Instituto del Cine y Audiovisual del Uruguay (ICAU) e da Direção de Cultura do Ministério das Relações Exteriores do Uruguai.

Receberam-se mais de 250 curtas dos países-membros da ALADI e a avaliação esteve a cargo de um painel de cineastas latino-americanos, conformado por Julio Ludueña, Tatiana Gaviola, Danyella Proença e Juan Carlos Domínguez Domingo.

Os curtas vencedores foram:

- Primeiro lugar: INCH’ALLAH, apresentado por Angélica Arací Romanini Flores, México, 2014.

- Segundo lugar: JASY PORÃ (LUNA HERMOSA), apresentado por Pavel Luiz Tavares de Carvalho, Argentina, 2014.

- Terceiro lugar: PRETO, apresentado por Elton de Almeida, Brasil, 2015.

Autoridades da ALADI e da Cinemateca Uruguaia com os vencedores

Volver