Processo de Integração

   Comércio Regional

   ALADI e FAO apresentaram portal de segurança alimentar

Em 16 de março passado, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), na 1226.a sessão do Comitê de Representantes da Associação, foi recebido Adoniram Sanches, oficial principal de Políticas do Escritório Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.

O objetivo desta reunião foi apresentar o portal de segurança alimentar do plano SAN CELAC, executado por FAO e ALADI, e o estado de situação da segurança alimentar na região.

Adoniram Sanches fez uma apresentação da segurança alimentar da região e do avanço na erradicação da fome nos países-membros da CELAC em diferentes espaços e momentos de sua construção política.

Esta dinâmica de construção política é inserida no Plano para a Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome, que surge de um diagnóstico de políticas públicas de cada país da região e de suas experiências bem-sucedidas, e que tem base nas diretrizes do Plano de Ação de Políticas Públicas em matéria social da CELAC.

A FAO tem trabalhado neste plano para a CELAC em conjunto com a ALADI e com a CEPAL, visando à construção de um plano integral que permitir a incorporação de elementos vinculados à pobreza e à desigualdade. Também, colocou à disposição dos países da região uma plataforma eletrônica reunindo as experiências bem-sucedidas na erradicação da fome e propondo espaços para a cooperação sul-sul.

A região tem atingido a meta de fome dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU) e está prestes a alcançar a meta da Cúpula Mundial de Alimentação. Porém, ainda há muitos desafios pela frente: 37 milhões de pessoas ainda passam fome, os países têm avançado na erradicação progressiva, mas subsistem casos de desnutrição, sobrepeso e obesidade e a incorporação das mulheres e dos povos indígenas continua sendo um desafio para a região. É por isso que o Plano para a SAN da CELAC perfila-se como uma das ferramentas para incidir e mudar a situação, inclusive antes de 2025.

O representante da FAO indicou que há muitos esforços regionais para a cooperação sul-sul com vistas a trabalhar na questão da fome. Também, valorizou a cooperação dos países latino-americanos e caribenhos, bem como dos mecanismos de integração sub-regionais, para fazer possível a meta de erradicação da fome. O Plano SANCELAC constitui um importante alicerce para avançar nesse tema.

Mais informações: http://plataformacelac.org/

.

Volver