Mensagem do Presidente do Comitê de Representantes da ALADI  
 


No dia 2 de fevereiro, em um auspicioso momento, com o ingresso do Panamá na Associação, assumi a presidência do Comitê de Representantes para o primeiro semestre de 2012. Em nossa primeira sessão, por Acordo 348, institucionalizamos um procedimento - que havíamos acordado em outubro de 2011 - para propor aos países-membros a “Priorização de Temas no Exercício da Presidência do Comitê de Representantes”.

 
   
   Carta do Secretário-Geral da ALADI  
  A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) quer apresentar-lhes esta nova ferramenta informativa, a fim de divulgar mais extensamente e em profundidade os objetivos, as ações, os eventos e a dinâmica de trabalho de nossa Associação.  
   
   Processo de Integração  
     
 
 Comércio Regional
 


O comércio intra-regional alcançou um novo máximo histórico em 2011: 153 bilhões de dólares

A expansão do comércio intra-regional foi generalizada, visto que abrangeu as exportações e as importações de todos os países-membros. Por sua vez, o intercâmbio extra-regional dos países da ALADI também cresceu em 2011; o grande dinamismo das exportações para o resto do mundo permitiu aumentar o superávit comercial extra-regional da ALADI.

 
   
 


Panamá se une à ALADI

Ao ingressar na ALADI, o país centro-americano se beneficiará de uma preferência tarifária regional, da possibilidade de assinar acordos de diversas índoles com os países-membros, da participação na iniciativa de Certificados de Origem Digital (Projeto COD), do acesso a estudos sobre temas econômicos e comerciais, dentre outras atividades de cooperação entre países.

 
   
 


A Facilitação do Comércio Intra-regional: prioridade da ALADI

Os países da ALADI realizam esforços e desenham ações concretas para diminuir as barreiras comerciais na região. A crise que hoje aflige os países desenvolvidos, muitos dos quais são importantes parceiros comerciais dos países da ALADI, está se traduzindo em uma diminuição das importações provenientes desses mercados, situação que está obrigando nossos países a aumentarem a margem de intercâmbio intra-regional.

 
   
 


Portal PYMESLATINAS

Redesenho do Portal PYMESLATINAS.org facilitará o contato entre empresas e a difusão de seus produtos e serviços

 
   
 
 Programa de Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs)
 


ALADI - IICA realizam ações para ajudar a impulsionar as políticas de desenvolvimento agrário do Paraguai

Em janeiro de 2012, iniciou-se a Assistência Técnica com a participação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Paraguai, que tem como finalidade a execução do projeto “Avaliação de Funcionamento dos mercados atacadistas e varejistas do Paraguai como base para o desenho de um Sistema de Informação de Mercados Nacionais (SIMEN)”.

 
   
 


Assinatura de Acordo de Cooperação com a Universidade Andina Simón Bolívar

Assina-se acordo com a Universidade Andina Simón Bolivar para fortalecer o desenvolvimento de pequenas e médias empresas

 
   
 
 Comitê de Representantes
 


Comitê de Representantes e seus órgãos auxiliares

O Comitê de Representantes é o órgão político permanente e fórum negociador; analisa e acorda todas aquelas iniciativas voltadas a cumprir com os objetivos estabelecidos pelo Tratado de Montevidéu 1980.

 
   
   Reuniões e Eventos  
 


Fórum de Altas Autoridades Econômicas

Na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), com o apoio da CAF, CEPAL e SEGIB, teve lugar, em 16 de março, o Fórum de Altas Autoridades Econômicas, Modelos de Desenvolvimento na América Latina, Busca de Convergências e Complementaridades.

 
   
 


Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos

LIII Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários

 
   
 


Oficina Regional sobre Cooperação Reguladora em matéria de Normas e Regulamentos Técnicos e IV Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8 da ALADI

De 24 a 27 de abril de 2012 realizou-se, na sede da Associação, a Oficina Regional sobre Cooperação Reguladora em matéria de Normas e Regulamentos Técnicos e a IV Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8 “Acordo-Quadro para a Promoção do Comércio mediante a Superação das Barreiras Técnicas ao Comércio”.

 
   
 


Seminário sobre o impacto do ingresso do Panamá à ALADI

Ministério das Relações Exteriores do Panamá organiza Seminário para avaliar o impacto do recente ingresso do país na ALADI

 
   
  Novidades  
 


ALADI e FAO assinaram acordo de cooperação em Segurança Alimentar

No âmbito da 32ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe (LARC), na quinta-feira, dia 29 de março, no Palácio San Martín da Chancelaria Argentina, o Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, e o Diretor-Geral da FAO, Dr. José Graziano da Silva, assinaram um acordo de cooperação entre os dois organismos a fim de complementar ações sobre as políticas de segurança alimentar, uma problemática vital para contribuir para o desenvolvimento social da região.

 
   
 


ALADI impulsiona, com CAF e CEPAL, o Observatório da América Latina - Ásia Pacífico

Desde o final do ano passado, está sendo debatida na ALADI a necessidade de incorporar os temas estratégicos globais que impactam a região, entre eles, as relações econômicas entre a região e Ásia Pacífico, em aspectos referentes ao comércio, aos investimentos e ao sistema produtivo.

 
   
 


Reunião do Secretário-Geral com Embaixadores da ASEAN

O Secretário-Geral da ALADI reuniu-se, na Embaixada da Tailândia na Argentina, com os embaixadores dos países integrantes da ASEAN e da Índia, oportunidade em que foram dados detalhes sobre o Observatório América Latina / Ásia Pacifico.

 
   
   Publicações  
 


Evolução do comércio negociado 1993 - 2010

Atualmente, a maior parte do comércio intra-regional (77,1%) é canalizada por meio dos Acordos assinados no âmbito da ALADI. A análise da evolução do comércio negociado mostra que o mesmo experimentou um significativo dinamismo no período 1993-2010, crescendo a um ritmo de 13,1% acumulativo anual. Não obstante, seu comportamento foi particularmente sensível à evolução do nível de atividade econômica na região. A assinatura dos Acordos teve um duplo impacto sobre o comércio intra-regional: por um lado, deu lugar a uma recanalização do intercâmbio para o uso das preferências tarifárias previstas nos mesmos; e, por outro, embora de forma moderada, impulsionou o surgimento de novo comércio. O estudo também revela que o impulso que os Acordos deram ao surgimento de novo comércio não teve a mesma força em todos os países-membros.

 
   
 


Evolução do comércio intra-industrial na ALADI

O estudo do comércio intra-industrial ou comércio de duas vias (entendido como a existência de exportações e importações simultâneas no mesmo setor de atividade) adquiriu relevância nas últimas décadas, a partir da constatação de seu significativo crescimento em nível de fluxos de comércio mundial, e por estar associado a um comércio de maior qualidade resultado do intercâmbio simultâneo de bens industriais.

O presente estudo revela que, atualmente, um quinto do comércio intra-regional da ALADI caracteriza-se por ser comércio de duas vias. A participação deste tipo de comércio no intercâmbio entre os países-membros experimentou um incremento significativo na década de noventa e se manteve relativamente estável a partir daí.

Cabe mencionar que o comércio intra-industrial no interior da região mostra uma importante concentração, destacando-se a relação bilateral Argentina-Brasil, responsável por 60% deste tipo de comércio, e a relação Brasil-México, que dá conta de 12%. Precisamente essas duas relações mostram um processo de fortalecimento da presença do comércio de duas vias no intercâmbio bilateral, experimentando seus máximos históricos ao terminar a última década: praticamente a metade do comercializado pela Argentina e pelo Brasil e cerca de 40% do comercializado pelo Brasil e pelo México é, atualmente, comércio de duas vias. Em ambos os casos, esta evolução responde ao incremento de exportações e importações simultâneas de bens pertencentes ao setor automotivo.

 
   
 


Comércio exterior global. ALADI: Janeiro - Dezembro 2011

O comércio exterior da ALADI expandiu-se significativamente em 2011, em relação ao ano anterior. Por um lado, o intercâmbio intra-regional cresceu 22% e este bom desempenho foi generalizado, abrangendo os fluxos de exportação e importação de todos os países-membros. Por outro lado, as vendas extra-regionais (24,7%) aumentaram em um ritmo maior que as compras provenientes do Resto do Mundo (21,7%), o que permitiu aumentar o superávit comercial da região de 73 a 110 milhões de dólares. Este dinamismo do intercâmbio extra-regional também foi generalizado.

 
   


Fórum de Altas Autoridades Econômicas. Modelos de Desenvolvimento na América Latina. Busca de Convergências e Complementaridades

Com motivo da realização do Fórum de Altas Autoridades Econômicas, em 16 de março de 2012, na sede da ALADI, foi editada uma publicação com as exposições e as intervenções dos participantes.

O evento, organizado junto com a CAF, a CEPAL e a SEGIB, contou com a participação de altas autoridades dos países-membros bem como com os diretores dos organismos convocadores e com a CELAC e a OEA como expositores.

O objetivo do encontro foi abrir um espaço para analisar os pontos de encontro e os denominadores comuns entre os diferentes projetos de desenvolvimento da cada país. Nesse sentido, as exposições realizadas enfatizaram as diferentes perspectivas e a vontade e a vocação do conjunto dos países de continuar comprometidos com o processo de integração.

 
   
Subscrever-se