Mensagem do Presidente do Comitê de Representantes da ALADI  
 


No dia 2 de fevereiro, em um auspicioso momento, com o ingresso do Panamá na Associação, assumi a presidência do Comitê de Representantes para o primeiro semestre de 2012. Em nossa primeira sessão, por Acordo 348, institucionalizamos um procedimento - que havíamos acordado em outubro de 2011 - para propor aos países-membros a “Priorização de Temas no Exercício da Presidência do Comitê de Representantes”.

Foi assim que, nessa mesma sessão, sugeri dar prioridade a um tema muito sentido por todos nossos países, que é o apoio às PMEs, sobretudo no que se refere a sua competitividade e sua participação no mercado regional e internacional. Todos sabem que, em nossos países, sem exceção, essas empresas conformam mais de 80% do setor empresarial e, no entanto, têm grandes problemas para integrar-se à atividade exportadora.

Uma segunda prioridade é a colocação em andamento de dois Observatórios: um, sobre as Relações América Latina - Ásia Pacífico; outro, sobre a Segurança Alimentar. Em ambos os casos, trata-se de acompanhar de forma mais específica, sistemática e analítica os eventos que nos concernem no âmbito da Segurança Alimentar e essa importante região do mundo.

Também sugeri priorizar a Facilitação do Comércio, por seu impacto na competitividade e no desenvolvimento, ambos os objetivos perseguidos por todos nossos países.

Hoje, com grande satisfação, compartilho os avanços obtidos até o momento por meio do trabalho que desenvolvemos na Associação:

Programa de Cooperação Regional de Apoio à Competitividade e Internacionalização das MPMEs, cujo objetivo é potencializar as capacidades e oportunidades das MPMEs para crescer e aumentar sua participação no mercado regional, complementando os esforços nacionais realizados pelos países-membros. O Programa prevê um Sistema Integral de Informação de Comércio Exterior para MPMEs e uma Plataforma Virtual de Capacitação e Assistência Técnica para a Internacionalização das MPMEs. Aprovado mediante Resolução 395, o mencionado Programa foi apresentado a concurso para seu financiamento no âmbito da Iniciativa de Bens Públicos Regionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Observatório das Relações Econômicas América Latina - Ásia Pacífico terá como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as relações econômicas entre ambas as regiões, bem como contar com um mecanismo permanente que facilite aos países-membros da ALADI as informações necessárias para a adoção de suas políticas e estratégias sobre a matéria. A Secretaria-Geral da ALADI assinou um convênio tripartite com a CEPAL e a CAF, com o objetivo de concretizar este projeto, sendo que seu lançamento foi acordado para o mês de maio. O convênio prevê ainda o estabelecimento de um portal na Internet, a elaboração e publicação de boletins periódicos e a realização de fóruns sobre temas que são matéria do observatório.

Os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nos outros temas priorizados permitem-me prever com entusiasmo que, no final do semestre, ao término do exercício de minha presidência, colheremos o resultado desses gratos anúncios.


Embaixador Cassio Luiselli Fernández
Representante Permanente dos Estados Unidos Mexicanos

Voltar