Processo de Integração  
     
   Comitê de Representantes  
 


Comitê de Representantes e seus órgãos auxiliares

O Comitê de Representantes é o órgão político permanente e fórum negociador; analisa e acorda todas aquelas iniciativas voltadas a cumprir com os objetivos estabelecidos pelo Tratado de Montevidéu 1980. (Ver Órgãos da ALADI)

Está composto por um Representante Permanente de cada país-membro com direito a um voto e um Representante Alterno. Suas autoridades durante o primeiro semestre de 2012 são: Presidente: México. Vice-Presidentes: Equador e Paraguai.

O Comitê, entre suas atribuições, estabelece Órgãos Auxiliares de consulta e presta assessoramento e apoio técnico. Nesse âmbito, criou, entre outras instâncias, Grupos de Trabalho permanentes para o tratamento dos temas que, por sua natureza, requerem consideração preliminar.

Os Grupos de Trabalho têm como objetivo o tratamento e o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Associação no âmbito do processo de integração regional, em cumprimento do Tratado de Montevidéu 1980 e dos mandatos dos órgãos políticos da ALADI. Não obstante, o Comitê poderá definir objetivos e âmbitos de ação específicos para os mesmos.

Voltar