Destacado

 

Lançamento EXPO ALADI-Peru 2018

 

De 17 a 19 de outubro de 2018, será realizada, na cidade de Lima, Peru, uma nova edição da EXPO ALADI-Peru 2018 Macrrorodada de Negócios Multissetorial.

 

 

 

8 de março - Dia Internacional da Mulher: Continuamos avançando

 

A ALADI exaltou a contribuição e o esforço diário das mulheres para o desenvolvimento econômico e produtivo dos países da região

 

 

 Processo de Integração

 

  Acordos

 

Equador formaliza na ALADI acordos assinados com a Nicarágua e com El Salvador

 

Equador depositou, na ALADI, dois Acordos de Alcance Parcial assinados com a Nicarágua e com El Salvador.


 

Brasil e Chile assinam memorando de entendimento no âmbito da Certificação de Origem Digital da ALADI

 

Brasil e Chile estabeleceram os sistemas de recebimento e validação dos certificados de origem digitais

 

 

Brasil e Colômbia facilitam o comércio de bens mediante a Certificação de Origem Digital

Brasil e Colômbia facilitam o comércio de bens mediante a Certificação de Origem Digital

Foi assinado Memorando de Cooperação Técnica para a implementação do uso do Certificado de Origem Digital

 

 

  Facilitação do comércio

 

ALADI participou de evento sobre o Corredor Bioceânico Central

 

Em 22 e 23 de fevereiro de 2018, levou-se adiante em Paraná, Entre Ríos, República Argentina, a Segunda Jornada do Desenvolvimento Produtivo e Competitividade da Região Centro e o Corredor Bioceânico Central.

 

 

 

 Programa de Apoio ao PMDER

 

Capacitação especializada para funcionários em Controle Sanitário

 

Na sede da ALADI, de 12 a 23 de março deste ano, foi realizado o curso de alta formação do projeto “Melhoramento do sistema de controle sanitário da cadeia alimentar para a proteção da saúde na América Latina”

 

 

  Centro Virtual de Formação

 

Cursos de capacitação em Comércio e Integração Regional

 

Em fevereiro passado, iniciou-se a Edição 2018 dos cursos de capacitação oferecidos pela ALADI através de seu Centro Virtual de Formação (CVF) especializado em Integração e Comércio.

 

 

 

  Comércio Regional

 

ALADI participa da RedIbero Costa Rica 2018 “Promovendo Cadeias Regionais de Valor”

 

De 21 a 23 de março, a Costa Rica sediou a I reunião anual da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior (RedIbero), na que as vinte e três agências e organizações participantes compartilharam experiências para promover as cadeias regionais de valor e a simplificação de processos nas janelas únicas de investimento.

 

  Reuniões e Eventos

 

ALADI participa de Reunião Latino-Americana sobre Financiamento e Impulso dos Negócios e Investimentos Internacionais

 

Dias 11 e 12 de abril de 2018, foi realizada, na Cidade do México, a Reunião Latino-Americana sobre Financiamento e Impulso dos Negócios e Investimentos Internacionais, organizada pelo Banco Nacional de Comércio Exterior (BANCOMEXT) do México em parceria com a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE).

 

Convergencia en la diversidad: diálogo entre el Mercosur y la Alianza del Pacífico

 

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e a CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, realizaram, em 21 de março, na sede da Associação, o lançamento da publicação: “Convergencia en la Diversidad: diálogo entre el MERCOSUR y la Alianza del Pacífico”.

 

ALADI presente na Primeira Junta Ampliada CEAL 2018 - Conselho Empresarial da América Latina

 

A Secretaria-Geral da ALADI foi convidada para participar de um encontro de mais de 200 participantes de 17 nações, entre membros do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL), líderes empresariais e de opinião, organismos internacionais e representantes de governo.

 

 

  Novidades

 

ALADI participa da Segunda Reunião do Fórum dos Países da América Latina e o Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável

 

 

De 18 a 20 de abril de 2018, na sede da CEPAL em Santiago do Chile, foi realizado o “Fórum dos Países da América Latina e o Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável”.

 

 

ALADI presente na III Cúpula Empresarial das Américas – Cúpula Peru 2018

 

Dias 12 e 13 de abril de 2018, em Lima, Peru, foi celebrada a III Cúpula Empresarial das Américas, um dos eventos de negócios com maior impacto das Américas, onde se reuniram os principais CEOs do continente e chefes de Estado, com o fim de analisar as oportunidades para promover o crescimento econômico e os investimentos mediante uma interação público-privada sem precedentes sob o mecanismo do Diálogo Empresarial das Américas.

 

III Cúpula Acadêmica América Latina e o Caribe – União Europeia

 

Dias 12 e 13 de abril, foi realizada em Córdoba, Argentina, a III Cúpula Acadêmica América Latina e o Caribe-União Europeia.

 

 

 Artigos de Opinião

 

“Integração econômica com AL: pertinente e viável”

 

Atualmente, existem condições favoráveis e oportunidades concretas para elevar a um patamar mais alto as relações comerciais e de negócios entre o México e as nações irmãs da América Latina (AL), inclusive da perspectiva da integração econômica regional.

 

 

  Publicações

 

Convergência na diversidade: diálogo entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico

 

A convergência entre os países do MERCOSUL e da Aliança do Pacífico representa, hoje, um aspecto central para medir o pulso da integração regional da América Latina. Neste âmbito, a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), junto com a CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), apresenta Convergencia en la diversidad, uma publicação que reúne destacadas personalidades da política, das relações internacionais, da academia e dos organismos regionais, que contribuem com o seu olhar sobre o processo de diálogo e encontro destes dois blocos.
Os múltiplos pontos de coincidência e conjunção entre os diversos autores marcam a grande oportunidade com que a região terá de lidar nos próximos anos, e que constitui a contribuição principal desta publicação.

 

 

Comércio exterior global. ALADI: Janeiro-Dezembro 2017

 

O relatório relativo à evolução do “Comércio exterior global”, referente a dez países da ALADI dos que se dispõe de informações desagregadas e oportunas - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai - é elaborado com o propósito de analisar o comportamento conjuntural de suas exportações e importações intra e extrarregionais, por país de destino e de origem, respectivamente, correspondente ao ano 2017.

 

 

 

EXPO ALADI - Bolívia 2017 em imagens

 

A Secretaria-Geral apresentou a publicação "EXPO ALADI - Bolívia 2017 Macrorrodada de Negócios Multissetorial, em imagens", que reúne os melhores momentos da EXPO ALADI, realizada no mês de outubro na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

 

 

 

Indicador TENCI

 

A Secretaria-Geral publicou em seu site novas cifras do indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI, o qual permite fazer um acompanhamento mensal da evolução do comércio de bens registrado entre os países-membros da Associação. É uma ferramenta que facilita a análise e o planejamento de estratégias tanto das autoridades governamentais quanto dos operadores econômicos e analistas comerciais que realizam negócios na região.

 

 

 

Alerta informativo da Biblioteca da ALADI - Janeiro/Abril 2018

 

A Secretaria-Geral da ALADI, através de sua Biblioteca, apresenta seu alerta informativo, bem como o tutorial para o acesso ao catálogo.