Novidades

 

 

   Convergencia en la diversidad: diálogo entre el Mercosur y la Alianza del Pacífico

 

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), junto com a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e a CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, realizaram, em 21 de março, na sede da Associação, o lançamento da publicação Convergencia en la Diversidad: diálogo entre el MERCOSUR y la Alianza del Pacífico.

A publicação está composta por vários artigos referidos aos desafios políticos atuais, ao impacto da busca da convergência no contexto global e no papel de cada um dos países nos aspectos específicos que representam fortalezas e fraquezas para a integração regional.

A publicação reúne destacadas personalidades políticas, da academia e de organismos regionais, que contribuem com sua perspectiva sobre o processo de diálogo e encontro destas duas sub-regiões.

Da abertura participaram Alejandro Gumucio, da CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina; Rebeca Grynspan, da Secretaria-Geral Ibero-Americana, com uma mensagem à distância; Alejandro de la Peña Navarrete, secretário-geral da ALADI, e Rodolfo Nin Novoa, ministro das Relações Exteriores do Uruguai. O político e diplomata argentino, Jorge Argüello, foi o encarregado de apresentar os itens de acordo da publicação e a embaixadora da Colômbia, Natalia Abello Vives, de mediar o dialogo e a reflexão do encerramento da jornada.

Gumucio destacou a conjuntura para melhorar a produtividade mediante quatro pilares: a infraestrutura, os corredores logísticos, a transformação digital e o fortalecimento das instituições.

Para a secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan, a publicação é um início e uma reflexão que contribui e ajuda “a levar e acelerar a integração dos nossos países em um momento no em estamos buscando novas formas de crescimento”.

A esse respeito, o chanceler do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, destacou o MERCOSUL e a Aliança do Pacífico como caminhos complementares na integração econômica latino-americana. Também fez referência à importância de uma aproximação estratégica na busca de sinergias que permitam a ambos os blocos uma melhor inserção internacional.

Já o secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, salientou que a casa da integração, a ALADI, é o fórum natural e ideal para albergar esta e outras aproximações entre mecanismos sub-regionais da região latino-americana. “Os próprios princípios do Tratado de Montevidéu 1980 contêm o conceito de respeito, convergência e diversidade, e aqui estamos falando de convergência na diversidade, pelo que seria possível ir ao encontro dos princípios do TM80, que são nossa constituição”, mencionou.

No encerramento do evento, a embaixadora da Colômbia no Uruguai e presidenta do Comitê de Representantes da ALADI, Natalia Abello Vives, mediou o espaço de diálogo e reflexão sobre os itens de acordo da publicação e concluiu que a convergência deve ser entendida como: “O fortalecimento da cooperação das sinergias respeitando as diferenças, para assim não duplicar os esforços de cada bloco”.

Os presentes puderam dar seus diferentes pontos de vista e concordaram com que a ALADI é um espaço favorável para a convergência da região e do mundo, que permite, tanto aos países membros da Aliança do Pacífico e do MERCOSUL quanto ao resto, estarem informados sobre as ações que estes dois blocos realizam, para considerar a adesão de suas missões como protagonistas ou observadores.

A publicação apresentada na sede da ALADI em 21 de março está disponível no seguinte link: “Convergencia en la Diversidad: diálogo entre el MERCOSUR y la Alianza del Pacífico”.

 

 

.

 

.