Processo de Integração

 

   Acordos

 

   Brasil e Colômbia facilitam o comércio de bens mediante a Certificação de Origem Digital

 

No âmbito das ações tendentes a implementar a Certificação de Origem Digital da ALADI, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços do Brasil e a ministra do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia assinaram, em março de 2018, um Memorando de Cooperação Técnica para a implementação do uso do Certificado de Origem Digital no comércio de bens, de acordo com as especificações técnicas e procedimentos gerais estabelecidos pela ALADI.

A assinatura do Memorando contribui para fortalecer a cooperação comercial e a facilitação do comércio entre ambos os países, reduzindo tempos e custos e aumentando a segurança e a eficiência dos procedimentos de comércio exterior mediante a incorporação da tecnologia e a redução do uso do papel.

Desta forma, o Brasil e a Colômbia avançam na implementação da Certificação de Origem Digital no âmbito da ALADI, como já fizeram o Brasil e a Argentina, e o Brasil com o Uruguai.

A assinatura deste Memorando representa um avanço dos países-membros nas operações regionais da certificação de origem digital da ALADI.