Processo de Integração

 

   Comércio Regional

 

   ALADI participa da RedIbero Costa Rica 2018 “Promovendo Cadeias Regionais de Valor”

 

A XL Reunião da REDIBERO foi realizada de 21 a 23 março, em San José, Costa Rica.

A reunião foi a primeira da Presidência assumida por PROCOMER. Durante a reunião, foram abordadas diversas temáticas relativas à promoção de exportações e investimentos.

Dentre outras, realizaram-se apresentações sobre cadeias de valor na CAN, no SICA, na Costa Rica y no resto da América Central. Também foi desenvolvida uma oficina de trabalho sobre Metodologia Harmonizada para a Implementação da Estratégia Regional de Articulação Produtiva MPMEs, ministrada pelos especialistas Nahuel Oddone (CENPROMYPE), José Duran (CEPAL) e Nanno Mulder (CEPAL), bem como uma apresentação da Janela Única de Investimentos, conduzida por Turquia e Costa Rica.

A chefa do Escritório de Assuntos Institucionais e Comunicação da Secretaria-Geral, María Clara Gutiérrez, apresentou os serviços de apoio e informação que a Associação pode prestar à Rede de formal geral e às agências de promoção de forma particular. Também compartilhou os resultados da EXPO ALADI-Bolívia 2017 e promoveu a próxima edição da EXPO ALADI 2018, em Lima, Peru.

A Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior (RedIbero) foi criada em Madri, Espanha, em 17 de junho de 1999, na forma de conferência itinerante para o aprofundamento das relações das organizações membros, o debate de temas técnicos de interesse comum e o intercâmbio de experiências e ferramentas de promoção comercial bem-sucedidas.

A primeira reunião do ano contou com a participação de Uruguay XXI, InvestChile, Prochile, Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional, Procuba, APEX (Brasil), Promexico, ICEX (Espanha), Proesa (El Salvador), Procolombia, PROINVEX (Panamá), Pronicaragua, BANCOEX (Venezuela), Ministério da Economia da Guatemala, CINDE e Prodominicana (República Dominicana). Também participaram organismos internacionais, inclusive de outros setores envolvidos no processo de comércio intrarregional e cadeias regionais de valor, como a Associação de Empresas de Zonas Francas da Costa Rica (AZOFRAS), Associação de Zonas Francas das Américas (AZFA), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Centro Regional de Promoção da MPMEs (CENPROMYPE), Rede de Entidades de Promoção do Comércio do Caribe (CAIPA) e Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).