8 de março - Dia Internacional da Mulher: Continuamos avançando

 

No dia 8 de março, a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) comemorou o Dia Internacional da Mulher. Em sessão ordinária do Comitê de Representantes, sua presidenta, embaixadora Natalia Abello Vives, salientou, em uma emotiva homenagem e depois de um minuto de silêncio, a luta das mulheres que abriram caminho e continuam lutando por um mundo cada vez mais integrado, inclusivo e equitativo.

A presidenta do Comitê assinalou que a igualdade entre homes e mulheres é uma questão de direitos humanos e uma condição indispensável para o desenvolvimento sustentável dos países e da região.

Também afirmou que a brecha de gênero em matéria de acesso e qualidade do trabalho, renda e distribuição de recursos incide no desempenho comercial dos países, bem como na capacidade das mulheres de aproveitar as oportunidades oferecidas pela liberalização e expansão do comércio.

“A região vem trabalhando há vários anos no desenvolvimento de políticas que contribuam para a equidade de gênero, tendo atingido avanços importantes em termos de participação da mulher no mercado de trabalho. Porém, ainda há muito a fazer”, frisou a presidenta.

Por sua vez, o secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, salientou a importância de levar em consideração os interesses, as necessidades e as prioridades das mulheres no momento de analisar as possibilidades e de definir acordos, programas para a expansão e aprofundamento da integração comercial entre os países da região.

Também destacou a nutrida participação de funcionárias da Secretaria-Geral no desenvolvimento dos objetivos da Associação e seu comprometido trabalho na integração regional.

 

 

Fonte: Informação da Secretaria-Geral da ALADI (2018)  

 

 

Mulheres do Comitê de Representantes da ALADI

 

 

Funcionárias da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI)