Carta do Secretário-Geral da ALADI  
 


O Desafio CELAC

Nos dias 16 e 17 de agosto, por mandato dos Presidentes dos trinta e três países latino-americanos que conformam a CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) reuniram-se na ALADI os organismos de integração da região, quais sejam, ALADI, AEC, Aliança do Pacífico, CAF, CAN, CEPAL, FLACSO, MERCOSUL, OLADE, OTCA, SELA e UNASUL.

 
   
   Processo de Integração  
     
 Comércio Regional
 


ALADI reúne especialistas regionais e internacionais no Seminário “Comércio, Integração e Mudança Climática”

No dia 25 de julho de 2012, realizou-se, na sede da Associação, o Seminário “Comércio, Integração e Mudança Climática”, que analisou, entre outros temas, a questão da mudança climática e suas consequências futuras na segurança alimentar e na agricultura.

 
   
 


Comércio, Integração e Mudança Climática

A análise e a discusssão das inter-relações e implicações entre as variáveis ambientais e o comércio encontram-se nas diferentes agendas de política comercial, nacional e internacional desde a década de 70.

 
   
 Informação complementar
 


Indicadores Socioeconômicos da ALADI

A Secretaria-Geral redesenha e atualiza o site dos Indicadores Socioeconômicos

 
   
 Programa de Apoio aos PMDERs
 


Iniciadas as atividades do projeto de Assistência Técnica ao Vice-Ministério de Comércio Exterior e Integração do Estado Plurinacional da Bolívia.

No âmbito do Sistema de Apoio aos PMDERs, a ALADI está trabalhando com uma equipe de especialistas em um projeto que procura apoiar os processos de negociações comerciais internacionais do Estado Plurinacional da Bolívia.

 
   
 


ALADI apoiou o Fortalecimento do Sistema Comercial de Produtos “Salinerito” no Equador

No âmbito do Programa em favor do Equador do Sistema de Apoio aos PMDERs, em julho de 2012, concluiu-se o projeto de apoio ao processo de implementação das novas políticas da marca “Salinerito”, orientadas a fortalecer comercialmente todas as organizações-membros do “Gruppo Salinas”.

 
   
 


ALADI apoiou Estudo da Cadeia Produtiva de Erva Mate e Plantas Medicinais e Aromáticas no Paraguai

No âmbito do Sistema de Apoio aos PMDERs, em junho de 2012, concluiu-se o projeto apoiado pela ALADI “Fortalecimento das Capacidades Técnicas de Funcionários do Ministério de Agricultura e Pecuária em Cadeias Produtivas como parte do processo de fortalecimento da Competitividade do Paraguai”.

 
   
  Reuniões e Eventos  
 


ALADI estará presente com estande institucional na "Expoalimentaria 2012", Lima - Peru

ALADI participará, com um estande institucional, da "Expoalimentaria 2012", a realizar-se na Base Aérea Las Palmas, Santiago de Surco, Lima, de 19 a 21 de setembro de 2012.

 
   
 


Acordos entre os organismos de integração da América Latina no âmbito da CELAC

Na sede da ALADI e no âmbito da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), nos dias 16 e 17 de agosto de 2012, os organismos latino-americanos coincidiram em trabalhar juntos, complementar-se e cooperar para tornar mais eficiente o processo integrador e, ao mesmo tempo, fortalecer a recente CELAC.

 
   
 


Reunião da Comissão de Acompanhamento do ATIT

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, realizou-se, na sede da ALADI, a XV Reunião da Comissão de Acompanhamento do Acordo de Alcance Parcial sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT).

 
   
 


Encontro de acadêmicos e especialistas da CELAC – ALADI

Na sede da CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina em Montevidéu, realizou-se um encontro de acadêmicos e especialistas em integração.

 
   
 


ALADI participou da VIII Sessão do Comitê Ibero-Americano de Nomenclatura

De 30 de julho a 10 de agosto de 2012, realizou-se, no México, a VIII Sessão do Comitê Ibero-Americano de Nomenclatura.

 
   
 


Seminário "A Associação Latino-Americana de Integração: uma plataforma para a integração da América Latina e do Caribe"

ALADI realizou o Seminário "A Associação Latino-Americana de Integração: uma plataforma para a integração da América Latina e do Caribe".

 
   
 


ALADI realiza seminário "Comércio, Integração e Mudança Climática"

No dia 25 de julho, realizou-se, na sede da ALADI, o Seminário “Comércio, Integração e Mudança Climática”.

 
   
 


ALADI realizou a XV Reunião Técnica de Escritórios Governamentais Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior

Nos dias 23 e 24 de julho, foi realizada, na sede da ALADI, a Décima Quinta Reunião Técnica de Escritórios Governamentais Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior da ALADI (RECOMEX).

 
   
  Novidades  
 


Décimo Segundo Curso Breve de Política Comercial
para os Países-Membros da ALADI

A Secretaria-Geral da ALADI e a Secretaria da Organização Mundial do Comércio organizam o XII Curso Breve de Política Comercial para os países da ALADI

 
   
 


ALADI ministrou Seminário-Oficina de capacitação sobre o "Sistema de Certificação de Origem Digital da ALADI"

A Secretaria-Geral da ALADI ministrou um Seminário-Oficina sobre a Certificação de Origem Digital (COD) da ALADI, no Ministério de Comércio e Indústrias (MICI) da República do Panamá, nos dias 28 e 29 de agosto do presente ano.

 
   
 


ALADI participou, pelo 4° ano consecutivo, da Semana Nacional PME 2012

A Semana Nacional PME 2012, realizada de 6 a 11 de agosto na Cidade do México, é o maior evento empresarial organizado pelo Governo Federal e pela Secretaria da Economia do México e busca encontrar soluções para iniciar ou fortalecer um negócio, tanto no mercado nacional quanto no internacional.

 
   
 


ALADI acompanha a Nicarágua em seu processo de adesão à instituição

No âmbito das atividades vinculadas com o processo de adesão da República da Nicarágua como membro pleno da ALADI, funcionários da Secretaria-Geral mantêm um fluido contato com as autoridades nicaraguenses e começaram a difundir perante a sociedade civil os benefícios de integrar-se a este esquema de integração regional.

 
   
 


ALADI na II Reunião da REDIBERO

A ALADI participa ativamente das reuniões da Rede Ibero-Americana de Organizações de Promoção do Comércio Exterior- REDIBERO.

 
   
 


Fortalece-se o papel das MPMEs no comércio regional

A Secretaria-Geral da ALADI participou da I Convenção de E-TICs para o Comércio Exterior em Lima, Peru.

 
   
  Artigos de Opinião  
 


Reflexões do Embaixador Ruy Carlos Pereira, Representante Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL


Ao longo da minha carreira, nunca deixei de acompanhar, com especial interesse, os temas relacionados com a integração dos países latino-americanos, mesmo quando o serviço diplomático do Brasil me convocou para funções permanentes em Madri e em Paris, em Lima e em Buenos Aires, ou ainda em Brasília. Continuo a ser um fervoroso entusiasta do processo de integração regional, e do MERCOSUL em particular.

 
   
   Publicações  
     
Atuais
 


Anais da Apresentação do Projeto ALADI/CAF/CEPAL: “OBSERVATÓRIO DAS RELAÇÕES AMÉRICA LATINA – ÁSIA-PACÍFICO”.

Com motivo da apresentação do Observatório das Relações América Latina- Ásia-Pacífico realizada na sede da ALADI em 31 de maio de 2012, editou-se uma publicação com as exposições e intervenções dos participantes.

 
   
 


Publicados relatórios de comércio exterior janeiro-junho

Como de praxe, nos últimos dias do mês de julho, foram publicados os primeiros relatórios do comércio exterior dos países-membros correspondentes ao primeiro semestre do ano.

 
   
 


Divulgado o indicador TENCI correspondente a julho 2012

A Secretaria-Geral divulgou em sua página Web o indicador de Tendência-Ciclo do Comércio Intra-Regional (TENCI) correspondente a julho de 2012.