Atividades e Eventos

   Seminário "A Associação Latino-Americana de Integração: uma plataforma para a integração da América Latina e do Caribe"


No dia 26 de julho, foi realizado na sede da ALADI o Seminário “A Associação Latino-Americana de Integração: uma plataforma para a integração da América Latina e do Caribe”, dirigido às missões diplomáticas dos países latino-americanos que ainda não fazem parte da Associação.

Conforme as palavras do Secretário-Geral, Carlos Chacho Alvarez, o excepcional momento que a América Latina vive, devido a seus sistemas democráticos consolidados, a um crescimento econômico sustentável e a um combate eficaz da pobreza, da fome e da exclusão, leva a perfilar e a definir uma ideia de comunidade de futuro em que, não obstante as divergências econômicas, políticas e sociais, as mesmas não se constituam em obstáculos para afiançar vínculos de cooperação e de solidariedade entre as nações.

Considerando que o mundo que está por vir é um mundo de blocos, a América Latina deve unir-se ainda mais e intercambiar potencialidades que consigam enriquecer as estratégias nacionais de todos os países. Nesse sentido, o encontro se centrou em transmitir as possibilidades e as vantagens que a ALADI apresenta como mecanismo de integração latino-americano para aqueles países da América Latina e do Caribe que ainda não são membros, particularmente em um contexto no qual os Presidentes da região identificaram como uma das prioridades, no âmbito da Comunidade Econômica Latino-Americana e Caribenha (CELAC), a convergência e a coordenação de processos de integração que coexistem dentro da misma.

Na reunião, funcionários da Secretaria-Geral da Associação expuseram sobre os Mecanismos do Processo de Integração, o Sistema de Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs), a Situação atual do processo de integração comercial, a agenda de facilitação do comércio, os instrumentos de apoio às MPMEs e os procedimentos e requisitos para a adesão ao Tratado de Montevidéu 1980.

Participaram representações diplomáticas da Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, República Dominicana e Trinidad e Tobago.

 

 

 

Da esq. à dir.: Funcionários e Autoridades da ALADI: Maria Clara Gutiérrez, Chefa do Escritório de Assuntos Institucionais e Comunicação; César Llona, Subsecretário do Espaço de Livre Comércio; Carlos Alvarez, Secretário-Geral; Pablo Rabczuk, Subsecretário de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos PMDERs; e Carlos Aldeco, Chefe do Departamento de Acordos e Negociações.

Volver