Processo de Integração  
 
 Acordos
 


Países-Membros se reúnem para avançar na superação das barreiras técnicas ao comércio

Durante os dias 12 e 13 de agosto de 2015, na sede da ALADI, em Montevidéu, foi realizada a VII Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional Nº 8 “Acordo-Quadro para a promoção do comércio mediante a superação de barreiras técnicas ao comércio”.

 
   
 
 Comércio Regional
 
 

 

IV Reunião de Funcionários Governamentais especializados em Estatísticas do Comércio de Serviços

Em 27 e 28 de outubro, foi celebrada, na sede da ALADI, a IV Reunião de Funcionários Governamentais Especializados em Estatísticas de Comércio de Serviços, em que foi atualizado do Plano de Trabalho em matéria de Estatísticas de Comércio de Serviços da ALADI.

 

 
   
     
 

XVII Reunião de Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior (RECOMEX)

Na sede da ALADI, celebrou-se a XVII Reunião de Responsáveis pelo Fornecimento da Informação Estatística de Comércio Exterior dos países-membros.

 
   
     
 

LVIII Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários

De 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, foi realizada, na sede do Banco Central da Bolívia, a Quinquagésima Oitava Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários da ALADI

 
   
     
 

 

Comércio exterior global: ALADI: janeiro-junho 2015

O relatório sobre a evolução do comércio exterior global, referente a dez países da ALADI (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai) é elaborado com o escopo de analisar o comportamento conjuntural de suas exportações e importações intrarregionais e extrarregionais, por país de destino e de origem, respectivamente.

A análise também compara os mencionados fluxos comerciais com os registrados em igual período do ano anterior.

 
   
 
 Observatorio América Latina - Asia Pacífico
 
 

 

Eventos destacados

Principais atividades do Observatório América Latina-Ásia Pacífico

 
   
 

 

Observatório América Latina - Ásia Pacífico

Últimos Boletins

 
   
 

 

 Programa de Apoio aos PMDERs

ALADI apresentou Tratado de Montevidéu 1980 e Convênio de Pagamentos na CADEX

A Secretaria-Geral da ALADI fez uma apresentação do Tratado de Montevidéu 1980 e do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos na oficina de divulgação, organizada pela Câmara de Exportadores de Santa Cruz (CADEX), na cidade de Santa Cruz, Estado Plurinacional da Bolívia, em 6 de outubro passado.

 
   
 

Manual de Projetos de Cooperação PMDERs

Secretaria-Geral incorporou Manual de Projetos de Cooperação PMDERs ao site da ALADI

 
   
 

 

Paraguai: ALADI apoia "Estudo sobre Sistemas Generalizados de Preferências (SGP)”

No âmbito do projeto “Estudo sobre Sistemas Generalizados de Preferências (SGP)” analisaram-se os diferentes esquemas de preferências outorgados ao Paraguai e o aproveitamento feito dos SGP

 
   
 

 

ALADI apoiou capacitação sobre marca-país e marcas setoriais no Equador

No mês de agosto passado, finalizou o projeto de Fortalecimento Institucional do Ministério de Comércio Exterior e Pro Ecuador em Marcas-País, Marcas Setoriais e Denominações de Origem.

 
   
 

 

ALADI apoiou o Diagnóstico e Desenho de um Plano de Ação para o Setor Lácteo no Equador

No âmbito do Programa em favor do Equador do Sistema de Apoio aos PMDERs, finalizou o projeto de apoio ao Diagnóstico e Desenho de um Plano de Ação para o Setor Lácteo.

 

 
   
     
  Reuniões e Eventos  
 


ALADI participou da Trigésima Terceira Edição da Feira Internacional da Havana (FIHAV 2015)

 

ALADI participou com estande institucional da Trigésima Terceira Edição da Feira Internacional de Havana (FIHAV), celebrada de 2 a 7 de novembro de 2015, nas instalações da EXPOCUBA, em Havana (República de Cuba)

 
   
 


Celebrou-se, em Brasília, o Primeiro Diálogo sobre Oportunidades e Desafios de Colaboração entre a Agricultura Familiar e os Sistemas Públicos de Abastecimento da América Latina e o Caribe

Em 28 e 29 de outubro passados, reuniram-se, na sede da Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil (CONAB), delegados de cooperativas e associações de produtores da agricultura familiar e dos sistemas públicos de abastecimento da América Latina e o Caribe.

 
   
 


ALADI presente na IX Cúpula Empresarial China-LAC

Como forma de estreitar laços entre os países-membros da ALADI e da China, a ALADI participou com um estande institucional da IX Cúpula Empresarial China-LAC, realizada na cidade mexicana de Guadalajara, Estado de Jalisco, de 12 a 14 de outubro de 2015.

 
   
 

Seminário de Educação Audiovisual e Linguagem Cinematográfica

No âmbito do Festival Nacional de Cine Estudiantil (FENACIES), foi realizado, dia 2 de outubro na sede da ALADI, o seminário sobre Educação Audiovisual e Linguagem Cinematográfica

 
   
 

ALADI: seminário "A biotecnologia e seu impacto no comércio internacional

Na sede da Secretaria-Geral da ALADI, foi realizado, em 30 de setembro, o seminário “A biotecnologia e seu impacto no comércio internacional

 
   
 

 

As perspectivas da integração vistas pelo Brasil e pelo Uruguai

Conferência As perspectivas da integração vistas pelo Brasil e pelo Uruguai, a cargo do assessor especial para Assuntos Internacionais do Brasil, Marco Aurélio Garcia, o do ex-presidente da República Oriental do Uruguai e atual senador, José Mujica Cordano.

 
   
     
     
   Novidades
 


Fórum Empresarial América Latina-Ásia Pacífico: A ASEAN, um novo mercado para o futuro

O primeiro fórum empresarial é organizado pela CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 

 

EXPOALADI - México 2016 em andamento

Em outubro passado, autoridades e funcionários da ALADI se reuniram com autoridades de Proméxico e do estado de Coahuila de Zaragoza e visitaram o prédio onde será realizada a terceira edição da EXPOALADI, a macrorrodada de negócios mais importante da região.

 
   
 

 

Ferramentas de Inteligência Comercial para PMEs: nova versão

A Secretaria-Geral da ALADI atualizou as ferramentas de inteligência comercial: Análise de Oportunidades Comerciais, Análise de Competitividade, Perfil do Produto e Perfil do País Fornecedor.

 
   
 

 

XV Curso Breve de Política Comercial, organizado conjuntamente por OMC e ALADI, para os países-membros da Associação Latino-Americana de Integração

De19 a 30 de outubro deste ano, foi realizado, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), o "Décimo Quinto Curso Breve de Política Comercial para os países-membros da Associação Latino-Americana de Integração", organizado conjuntamente pela OMC e pela ALADI.

 
   
 

 

Ministros de Desenvolvimento Social de ALC analisaram estado de avanço do Plano para a Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2025.

Em 27 de outubro, no âmbito da II Reunião de Ministros e Responsáveis de Desenvolvimento Social da CELAC, as delegações de 25 países-membros analisaram os avanços do Plano para a Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2025.

 
   
 

 

Promoção na América Latina da EXPOALADI México 2016

O governador do estado mexicano de Coahuila, Rubén Moreira, promoveu no Peru, na Colômbia e no Panamá a feira de negócios EXPOALADI México, a ser realizada em outubro de 2016 na cidade de Torreón

 
   
     
   Publicações  
 


Indicador TENCI

A Secretaria-Geral publicou no seu site novos dados do indicador TENCI - Tendências Comericiais da ALADI, que permite acompanhar mensalmente a evolução do comércio de bens registrado entre os países-membros da Associação. A ferramenta facilita a análise e a planificação de estatégias tanto das autoridades governamentais quanto dos operadores econômicos e analistas comerciais que fazem negócios na região.

 
   
 

 

EXPO ALADI - Argentina 2015 em imagens

Esta publicação é testemunho gráfico do vivido durante a EXPO ALADI - Argentina 2015, que facilitou o contato de centenas de empresários da cadeia agroalimentar da região que, até o momento e na maioria dos casos, não se conheciam e não eram cientes do potencial e do valor agregado que a nossa região oferece.

 
   
 


Observatório América Latina-Ásia Pacífico "La Asociación de Naciones del Sudeste Asiático y su entorno de negocios"

Foi publicado artigo "La Asociación de Naciones del Sudeste Asiático y su entorno de negocios".

 
   
 

 

Observatório América Latina-Ásia Pacífico: “Efectos del TPP en Asia Pacífico y Latinoamérica”

Publicou-se artigo intitulado "Efectos del TPP en Asia-Pacífico y Latinoamérica", na revista Foreign Affairs Latinoamérica, volume 15, número 3, correspondente ao período julho-setembro de 2015

 
   
 


As Indústrias Culturais como Ferramentas de Integração Latino-Americana

Memórias do simpósio "As Indústrias Culturais como Ferramentas de Integração Latino-Americana" e o ciclo de cinema latino-americano realizado de 15 a 23 de maio de 2015 na sede da ALADI e da Cinemateca Uruguaia.