Processo de Integração

   Comércio Regional

   IV Reunião de Funcionários Governamentais especializados em Estatísticas do Comércio de Serviços

O secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Carlos Chacho Álvarez, saudou os avanços produzidos na IV Reunião de Funcionários Governamentais Especializados em Estatísticas de Comércio de Serviços, realizada em 27 e 28 de outubro na sede da Secretaria-Geral da ALADI. Na reunião, foi atualizado o Plano de Trabalho em matéria de Estatísticas de Comércio de Serviços da ALADI.

A reunião contou com a participação de funcionários dos institutos de estatística, dos bancos centrais, dos ministérios de economia e ministérios de indústria dos treze países-membros da ALADI e de representantes da Divisão de Estatísticas da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Secretaria de Integração Econômica Centro-Americana (SIECA) e da Secretaria do MERCOSUL.

Dentre as iniciativas anunciadas na reunião, ganham destaque o desenvolvimento e a consolidação de uma base regional de dados sobre estatísticas de comércio internacional de serviços, a elaboração de um programa que vise à obtenção de informação mais desagregada por setor de serviços e ao reflexo dos esforços nacionais na implementação do Manual da Balança de Pagamentos em sua sexta versão (MBP6), bem como a revisão das fontes de informação utilizadas na compilação de dados estatísticos.

O desenvolvimento de uma base de dados regional faz parte dos esforços da Associação de contar com um sistema que ofereça informações sobre estatísticas comparáveis e desagregadas, de vital importância para os diversos agentes e atores econômicos, tanto públicos quanto privados.

Nesse sentido, cabe salientar que, na reunião, os países-membros da ALADI acordaram implementar uma versão beta da referida base de dados, com o propósito de fazer as avaliações necessárias para colocá-la em andamento em breve.

O secretário-geral manifestou sua satisfação porque do encontro surgiu um componente importante de cooperação horizontal entre os países-membros, que facilitará a nivelação do estado de arte em uma matéria tão fundamental como a medição adequada do impacto crescente dos serviços nas contas nacionais, mas que, hoje em dia, é sumamente especializada e complexa.

.

 

Volver