Novidades

   Ministros de Desenvolvimento Social de ALC analisaram estado de avanço do Plano para a Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome da CELAC 2025.

O Plano foi aprovado em janeiro de 2015 pelos chefes de Estado e de Governo da CELAC, por ocasião da sua III Cúpula. A elaboração da proposta apresentada aos chefes de Estado e de Governo nessa oportunidade foi resultado de um trabalho conjunto entre a FAO, a ALADI e a CEPAL. A partir de sua aprovação, os três organismos vêm trabalhando na análise e na programação de atividades, de caráter nacional e regional, que conduzam à implementação das diversas linhas de ação do Plano.

Dentre as atividades regionais levadas adiante, ganha destaque a criação da Plataforma de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), cujo lançamento foi oficializado em 27 de outubro com a aprovação pelos ministros e responsáveis de desenvolvimento social da CELAC. Esta plataforma digital foi criada com o objetivo de constituir um sistema de informação dinâmico sobre o estado de segurança alimentar e sobre os aspectos vinculados aos seus quatro pilares: acesso, disponibilidade, utilização e estabilidade. Dentre os aspectos priorizados na plataforma, salienta-se o relativo ao comércio regional de agro-alimentos, com informações proporcionadas pela ALADI.

A ALADI também colabora com a FAO e a PPT da CELAC, junto com o Programa FIDA-MERCOSUL e a Companhia Nacional de Abastecimento do Brasil, na realização do Primeiro Diálogo Regional sobre oportunidades e desafios de colaboração entre a agricultura familiar e os sistemas públicos de abastecimento de alimentos na América Latina e o Caribe, evento que terá lugar hoje e amanhã em Brasília (Brasil).

O diálogo objetiva identificar complementaridades, interesses comuns e oportunidades para o estabelecimento de acordos de negócios entre as cooperativas e associações de produtores e as empresas e mecanismos públicos de abastecimento, que permitam aproveitar o potencial da agricultura familiar no abastecimento agro-alimentar da região.

Volver