Atividades e Eventos

   ALADI: seminário "A biotecnologia e seu impacto no comércio internacional

A Secretaria-Geral da ALADI e a Representação Permanente da Argentina para o MERCOSUL e a ALADI convocaram ao encontro realizado dia 30 de setembro na sede da Associação: o seminário “A biotecnologia e seu impacto no comércio internacional”. O seminário foi aberto pelo secretário-geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, e pelo representante permanente da Argentina para o MERCOSUL e a ALADI a.i., Rubén Ruffi, e contou com a participação de expositores altamente especializados do Ministério da Ciência e Tecnologia da Argentina, do Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, do INIA do Uruguai e do Escritório Regional de Ciência para ALC da UNESCO.

Foram tratadas temáticas como a importância da biotecnologia para o desenvolvimento, a produção e o intercâmbio de bens, serviços e processos de alto valor agregado na região, o impacto no setor alimentos e agroindustrial e o papel da biotecnologia nos programas de cooperação científica na região.

O seminário ofereceu um excelente espaço para o intercâmbio de ideias e para identificação de potenciais atividades de cooperação em biotecnologia, para sua implementação no âmbito do programa de cooperação do Acordo Regional de Cooperação e Intercâmbio de Bens nas áreas Cultural, Educacional e Científica (ARNº7).

Em suas palavras de encerramento, o subsecretário do ELC, César Augusto Llona Silva, e o representante permanente da Argentina para o MERCOSUL e a ALADI a.i., Ruben Ruffi, consideraram que a celebração do seminário foi muito bem-sucedida, e destacaram a importância da biotecnologia no desenvolvimento econômico dos países-membros e as possibilidades que a temática oferece para futuras atividades da Associação, como as de cooperação no âmbito do AR Nº7, sua possível inclusão como um setor na Macrorrodada de Negócios Expo ALADI 2016 a celebrar-se no México e no desenho e implementação de cursos de capacitação on-line sobre biotecnologia através do Centro Virtual de Formação da ALADI.

Programa e intervenções

Palavras de abertura

- Carlos Alvarez, secretário-geral da ALADI

- Rubén Ruffi, representante permanente da Argentina para o MERCOSUL e ALADI

Tema 1: A importância da biotecnologia no desenvolvimento, a produção e o intercâmbio de bens, serviços e processos de alto valor agregado na região

Expositores:

- Gabriel Aintablian, director de Inovação, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai.

- Héctor Pralong, coordenador da Área de Cooperação Internacional com Empresas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina e vice-diretor pela Argentina do Centro Argentino-Brasileiro de Biotecnologia.

Tema 2: O impacto da biotecnologia industrial no setor alimentos e agroindustrial Expositores:

- Engenheira Mariela Ibarra Dutra, assessora em biotecnologia e biossegurança do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) do Uruguai. - Engenheira Elly Navajas Valentini, Unidade de Biotecnologia do Instituto Nacional de Pesquisa Agropecuária (INIA) do Uruguai.

Tema 3: O papel da biotecnologia nos programas de cooperação científica na regiãoExpositor:

- Ernesto Fernández Polcuch, especialista do programa de Política Científica e Fortalecimento de Capacidades do Escritório Regional da Ciência para a América Latina e o Caribe, Unesco.

Encerramento

Da esquerda para a direita: Rubén Ruffi, representante permanente da Argentina para o MERCOSUL e ALADI: Carlos Chacho Alvarez, secretário-geral da ALADI

.

Volver