Destacado  
 


Pré-inscrições abertas para participar da macrorrodada de negócios EXPO ALADI Uruguai 2014

Habilita-se pré-inscrição para as empresas interessadas em participar da EXPO ALADI Uruguai 2014, a realizar-se de 8 a 10 de outubro nas instalações do Laboratorio Tecnológico del Uruguay (LATU), na cidade de Montevidéu.

 
   
 

 

 
  Processo de Integração  
 
 Acordos
 


Argentina e Brasil adiam condições que regulam comércio bilateral de produtos do setor automotivo

No âmbito da ALADI, Argentina e Brasil assinaram, em 10 de junho de 2014, um Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica No. 14 (ACE 14) mediante o qual é regulado o comércio de produtos do setor automotivo entre ambos os países.

 
   
 


Brasil e Uruguai avançam em integração bilateral no âmbito da ALADI

Em 16 de maio (sexta-feira), no âmbito da II Reunião Plenária do Grupo de Alto Nível (GAN) Uruguai-Brasil, os chanceleres Luiz Alberto Figueiredo (Brasil) e Luis Almagro (Uruguai) assinaram dois Protocolos Adicionais ao Acordo de Complementação Econômica N° 2 da ALADI.

 
   
 
 Comércio Regional
 
 


Presidente da CAF exorta a "construir o capital humano" através da educação para o século XXI

O Comitê de Representantes da Associação Latino-Americana de Integração celebrou uma sessão extraordinária para receber o presidente-executivo da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, economista Enrique García Rodríguez.

 
   
 
 Atividades do Centro Virtual de Formação
 
 


Oferta de cursos do Centro Virtual de Formação da ALADI para 2014

Começaram os cursos 2014 do Centro Virtual de Formação da ALADI

 
   
 
 Observatório América Latina - Ásia Pacífico
 
 


América Latina e Ásia Pacífico. Realidades que definem a agenda

Por Ignacio Bartesaghi
Coordenador do Observatório América Latina - Ásia Pacífico

 
   
 


La Alianza del Pacífico: ¿Un instrumento idóneo para la inserción de Colombia en la región Asia-Pacífico?

O especialista Eric Tremolada elaborou, para o Fórum Acadêmico, a nota "La Alianza del Pacífico: ¿Un instrumento idóneo para la inserción de Colombia en la región Asia-Pacífico?

 
   
 


Desde Índia com tecnologia

O especialista Deepak Bhojwani elaborou, para o Fórum Acadêmico, a nota “Desde a Índia com tecnologia”, abrindo nova seção do Fórum Acadêmico.

 
   
 


Apresentação do livro: “Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia-Pacífico: desafíos y oportunidades”, na Universidade Autônoma Metropolitana do México

Na cidade do México, foi apresentado o livro Las relaciones comerciales entre América Latina - Asia Pacífico: desafíos y oportunidades.

 
   
  Reuniões e Eventos  
 


Primeiro concurso de ensaios 2014

O Observatório América Latina-Ásia Pacífico lança seu primeiro concurso de ensaios sobre “Las relaciones económicas y comerciales entre América Latina y Asia Pacífico”.Convocamos estudantes universatários e de pós-graduação interessados em apresentar trabalhos de pesquisa acadêmica. Data limite: 29 de agosto 2014.

 
   
 


Facilitação do comércio: um desafio para a região

Em 16 de julho de 2014, teve lugar, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), o seminário “A Modernização da Gestão Aduaneira para a Facilitação do Comércio”

 
   
 


Seminário: "India: un socio para América Latina"

Em 11 de junho de 2014, na sede da Secretaria-Geral da ALADI, foi realizado o seminário: "India: un socio para América Latina", organizado pelo Observatório América Latina - Ásia Pacífico da ALADI, CAF e CEPAL.

 
   
 


Fórum sobre Instrumentos de Financiamento para o Comércio Intrarregional

No âmbito dos preparativos da EXPO ALADI 2014, foi celebrado, dia 29 de maio de 2014 na sede da ALADI, o “Fórum sobre Instrumentos de Financiamento para o Comércio Intra-regional”, evento organizado pela ALADI com a colaboração da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE).

 
   
 


“Lançamento da Associação Latino-Americana de Logística - ALALOG”

Em 7 de maio de 2014, na sede da Associação Latino-Americana de Integração - ALADI, foi celebrado o “Lançamento da Associação Latino-Americana de Logística - ALALOG”.

 
   
   Novidades
 


XIV Curso Breve de Política Comercial da OMC

Entre 27 de outubro e 7 de novembro de 2014, na sede da ALADI, será realizado o XIV Curso Breve de Política Comercial da OMC para os países-membros da Associação

 
   
 


A ALADI participou da oficina sobre “Comércio Intra-regional de Alimentos e Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e o Caribe”

Em 5 e 6 de junho deste ano, em Santiago do Chile, foi realizada a oficina regional de consulta técnica sobre “Comércio Intrarregional de Alimentos e Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e no Caribe” organizada pela FAO em coordenação com ALADI e CEPAL.

 
   
 


"PEC COMEX 2014, paixão, experiência e conhecimento em comércio exterior"

O coordenador do Observatório América Latina – Ásia Pacífico, Ignacio Bartesaghi, participou, junto com Raúl Ochoa e Osvaldo Rosales, do Fórum de Comércio Exterior: “PEC COMEX 2014, paixão, experiência e conhecimento em comércio exterior”.

 
   
 

UNCTAD ofereceu palestra na sede da Secretaria-Geral da ALADI sobre "Medidas não Tarifárias no comércio internacional"

No âmbito da agenda de cooperação ALADI/UNCTAD, a economista Denise Penello, da Unidade de Análise Comercial (Divisão de Comércio Internacional e Commodities) da UNCTAD, ofereceu uma palestra sobre “Medidas não Tarifárias no comércio internacional: seu impacto e quanto sabemos a esse respeito”.

 
   
 

"Seminário Internacional América Latina e o Caribe e China: condições e desafios para o século XXI"

Seminário organizado pela rede ALC-China, que conta com o apoio da UNAM (México) e da UDUAL, realizado 26, 27 e 28 de maio de 2014 na cidade do México.

 
   
 

Diversas universidades visitam a ALADI

Nove universidades de toda América visitaram a ALADI no primeiro semestre de 2014.

 
   
  Artigos de Opinião  
 


Desafios e oportunidades da ALADI. A visão do México

Por Felipe Enríquez Hernández - Embaixador do México no Uruguai e Representante Permanente junto à ALADI

 
   
   Publicações  
     
 
Atuais
 
 


Certificação de Origem Digital da ALADI: uma ferramenta para a facilitação do comércio regional

A partir da proliferação de Acordos Comerciais que objetivam, entre outros fins, a liberação do comércio de bens ou, em seu caso, a outorga de tratamento preferencial em matéria tarifária, e, a partir do avanço dos cronogramas pactuados no âmbito dos referidos acordos, é cada vez mais desafiante a identificação de ações que possam redundar em uma facilitação das operações de comércio exterior.

Cientes de tal desafio, bem como das vantagens de aplicar aos procedimentos de comércio exterior os avanços decorrentes das novas tecnologias da informação, os países da ALADI colocaram em andamento uma tarefa até agora sem precedentes: dotar o comércio intra-ALADI de um sistema de Certificação de Origem Digital.

Para tanto, mediante Resolução 386, de 4 de novembro de 2011, “Certificação de Origem Digital no âmbito da ALADI”, o Comitê de Representantes aprovou os referidos procedimentos gerais e especificações técnicas e estabeleceu que a Certificação de Origem Digital no âmbito da ALADI terá a mesma validade jurídica que a certificação de origem prevista nos regimes de origem dos acordos celebrados ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980 (TM80), baseada em formato papel e assinatura autógrafa.

 
   
 


Acordos ALADI 2013

Em 2013, o volume de comércio mundial registrou leve crescimento, de 2,5%, no âmbito de uma incipiente reativação econômica nos países em desenvolvimento. Na região, o comércio mostrou-se muito mais dinâmico, atingindo um volume de intercâmbios de 5,7%. Este crescimento foi sustentando por numerosos acordos registrados ao amparo do Tratado de Montevidéu 1980 (TM80), que permitiram dar certeza jurídica às operações comerciais.

A presente publicação tem por escopo oferecer aos operadores econômicos informações relativas aos Acordos e Protocolos que os países-membros da ALADI têm assinado entre si durante o ano 2013, bem como com os restantes países latino-americanos.

 
   
 

Nova publicação do TENCI

A Secretaria-Geral publicou novos números do indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI, no site da Associação.

 
   
 

Novidades bibliográficas

Consulte as últimas novidades bibliográficas adquiridas pela nossa Biblioteca

 
   
 
 

Boletim mensal Observatório América Latina - Ásia Pacífico

Observatório divulga Boletim número 5 do Observatório América Latina - Ásia Pacífico.

 
   
 


Boletim Estatístico Observatório América Latina – Ásia Pacífico

O Observatório publicou seu quarto boletim estatístico, correspondente ao segundo semestre de 2013.