Novidades

   A ALADI participou da oficina sobre “Comércio Intra-regional de Alimentos e Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e o Caribe”

No âmbito dos mandatos estabelecidos pela Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) em matéria de segurança alimentar, foi realizada dias 5 e 6 de junho, em Santiago do Chile, a oficina regional de consulta técnica sobre “Comércio Intra-regional de Alimentos e Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e o Caribe”, organizada pela FAO em coordenação com a ALADI e a CEPAL.

O evento foi aberto pelo vice-ministro de Agricultura e Pecuária da Costa Rica - país que exerce a presidência pro tempore da CELAC -, pelo Secretário-Geral da ALADI, Carlos “Chacho” Alvarez, e por altas autoridades da FAO, da CEPAL e do governo do Chile.

A oficina gerou um debate técnico sobre os temas e as propostas do documento de trabalho “Desarrollo del Comercio Intrarregional de Alimentos y Fortalecimiento de la Seguridad Alimentaria y Nutricional en América Latina y el Caribe”, elaborado pela FAO com a colaboração da ALADI.

A oficina contou com a participação de especialistas em diversos temas, como comércio agroalimentar, integração, compras públicas, desenvolvimento agrícola e alimentação sadia, vindos de diferentes países e organismos da América Latina e do Caribe. Em representação da Secretaria-Geral, o economista Fernando Correa palestrou sobre “O marco de Acordos Comerciais e de Integração na ALADI”.

Do debate decorreram insumos para o “Plano para a segurança alimentar e a nutrição e a erradicação da fome”, que, como parte de seu Plano de Ação 2014, a CELAC solicitou à FAO elaborar com a colaboração da ALADI e da CEPAL.

Volver