Carta do Secretário-Geral da ALADI  
 


Para um novo mundo
América Latina e Ásia Pacífico

No dia 31 de maio, na ALADI, junto a CAF Banco de Desenvolvimento da América Latina e CEPAL, com a presença de embaixadores dos países asiáticos e funcionários das chancelarias latino-americanas, apresentamos o Observatório Ásia-Pacífico - América Latina, por meio do qual se pretende acompanhar, de maneira exaustiva e sistemática, o relacionamento entre essas duas regiões, partindo de uma perspectiva econômico-comercial.

 
   
   Processo de Integração  
     
 
 Acordos
 


O Panamá já é o 13º país-membro da ALADI

É o primeiro país da América Central a integrar-se à Associação; sua condição bioceânica e sua localização geográfica privilegiada, somadas ao destacado crescimento de sua economia nos últimos anos, fazem que sua incorporação possua um inegável valor estratégico.

 
   
 
 Programa de Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs)
 


Situação atual das PMEs exportadoras equatorianas

A Secretaria-Geral apresentou o estudo sobre a caracterização e a situação atual das PMEs exportadoras equatorianas nos mercados da ALADI.

 
   
 


Nomenclatura Nacional dos Serviços no Paraguai

A Secretaria-Geral facilitou a assistência técnica para a implementação da Nomenclatura Nacional dos Serviços no Paraguai.

 
   
 
 Comércio Regional
 


Países da ALADI estabelecem linhas de ação para abordar o “Comércio de Serviços” na região

Os países-membros da ALADI adiantam um Programa para abordar o comércio de serviços sob duas linhas de ação: uma voltada à definição das modalidades de negociação e a outra à formulação de programas de cooperação que facilitem o intercâmbio entre os países.

 
   
 
 Comércio Extra-Regional
 


Países asiáticos adquirem cada vez maior relevância no comércio internacional

O crescente aumento dos intercâmbios comerciais com os países asiáticos e sua incipiente preponderância no contexto econômico internacional determinam uma mudança de paradigma na conturbada economia do século XXI. Os países-membros da ALADI não estão alheios a essa realidade, e prova disso é o crescente fluxo de bens e capitais entre ambas as regiões.

 
   
   Novidades  
 


Características do Observatório América Latina - Ásia-Pacífico

A ALADI começou a trabalhar ativamente na construção de um Observatório América Latina – Ásia-Pacíficos e negociações e conectividade entre ambas as regiões, bem como publicações que analisem aspectos relevantes das mesmas.

 
   
 


O Panamá concluiu seu ingresso na ALADI como País-Membro e sua Embaixadora incorporou-se ao Comitê de Representantes

No dia 10 de maio passado, a República da Panamá ingressou como décimo terceiro país-membro na Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 


Painel dos Subsecretários do México e do Uruguai: “Os Desafios de uma Economia Global”

Na quinta-feira, 10 de maio, teve lugar, na sede da Associação, o Painel organizado pela ALADI e pela Embaixada do México no Uruguai sobre “Os Desafios de uma Economia Global”. O evento contou com a participação do Subsecretário de Comércio Exterior do México, Doutor Francisco Leopoldo De Rosenzweig Mendialdúa, e do Subsecretário de Economia e Finanças do Uruguai, Economista Luis Alberto Porto.

 
   
 


Novo Embaixador do Brasil incorpora-se ao Comitê de Representantes da ALADI

O Embaixador Ruy Carlos Pereira incorporou-se, no dia 9 de maio, ao Comitê de Representantes da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 


Apresenta-se na ALADI projeto de Janelas Únicas para o Comércio Exterior na América Latina e no Caribe

No âmbito da sessão ordinária do Comitê de Representantes da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) de 12 de abril passado, na sede da ALADI, o Sistema Econômico Latino-Americano e Caribenho (SELA) informou sobre os avanços alcançados no tema de janelas únicas para o comércio exterior.

 
   
  Reuniões e Eventos  
 


ALADI, CAF e CEPAL criam observatório das relações entre a América Latina e a Ásia-Pacífico

O projeto Observatório América Latina e Ásia-Pacífico, que busca promover a cooperação e estreitar ainda mais os vínculos entre os países de ambas as regiões, foi apresentado no dia 31 de maio, quinta-feira, na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) em Montevidéu, Uruguai.

 
   
 


Reunião de Funcionários Governamentais especializados em Estatísticas de Serviços

Nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2012, realizou-se, na sede da Associação, uma Reunião de Funcionários Governamentais Especializados em Estatísticas de Serviços.

 
   
 


A ALADI participou da Reunião do Grupo de Trabalho No. 3 sobre Comércio Intra-regional da UNASUL

A ALADI participou da Oficina sobre Fomento do Comércio Intra-regional e da Primeira Reunião do Grupo de Trabalho No. 3 sobre Comércio Intra-regional entre os países da UNASUL.

 
   
 


Representantes dos países-membros da ALADI intercambiaram posições sobre a Reunião Rio+20

Foi levado a cabo, no dia 23 de maio, em uma sessão do Comitê de Representantes da ALADI, um relevante intercâmbio de ideias entre os países-membros, no qual cada Representante expôs a posição de seu país em relação à “Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20”-, a realizar-se de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, Brasil.

 
   
 


Sistema de Certificação de Origem Digital da ALADI foi apresentado na República Bolivariana da Venezuela

Nos dias 15 e 16 de maio de 2012, foi levado a cabo, na cidade de Caracas, um Seminário-Oficina sobre Certificação de Origem Digital no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 


Seminário sobre o impacto do ingresso do Panamá na ALADI

Em resposta ao interesse gerado pelo ingresso do Panamá na ALADI entre as câmaras empresariais e exportadoras desse país, o Ministério das Relações Exteriores do Panamá realizou, nos dias 3 e 4 de maio, o Seminário-Oficina intitulado “Impacto do Ingresso do Panamá na ALADI”.

 
   
  Artigos de Opinião  
 


Olhando para o Oriente novamente

Pelo Embaixador Alejandro Hamed Franco, Representante Permanente do Paraguai junto à ALADI e ao MERCOSUL

 
   
   Publicações  
   
 
 Atuais
 


Relatório avalia efeitos da crise econômica internacional no comércio da ALADI

A crise econômica internacional, iniciada nos Estados Unidos em 2008 e que logo se expandiu para grande parte do mundo, começou a desacelerar o comércio exterior dos países-membros da ALADI.

Desde o início de 2009, a Secretaria-Geral da ALADI vem elaborando relatórios de acompanhamento da evolução da crise internacional e de seus efeitos sobre as economias dos países-membros.

O relatório apresentado nesta oportunidade é o quinto da série mencionada e indica que a expansão que o comércio da ALADI vinha experimentando começou a desacelerar no transcurso de 2011, mostrando, inclusive, sinais de ruptura da tendência desde agosto passado. A partir desse momento, as exportações e as importações globais e o comércio intra-regional se localizaram sensivelmente abaixo dos valores indicados por sua tendência prévia, razão pela qual a informação referente aos próximos meses será chave para analisar o rumo que o comércio regional seguirá.

A saída da crise econômica internacional ainda não se encontra definitivamente resolvida. Embora a produção e o comércio mundial tenham se recuperado, conseguindo alcançar os níveis prévios ao colapso, em 2011 ambas as variáveis estagnaram, apresentando importantes níveis de volatilidade. O risco de uma recessão mais severa na Europa, a maior desaceleração da China, a fragilidade do crescimento econômico dos EUA e o aumento dos preços do petróleo produzem um cenário de incerteza na economia internacional que, logicamente, impacta os países da região.

 
   
 

Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos da ALADI

A Secretaria-Geral publicou o relatório de funcionamento do Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos correspondente ao primeiro quadrimestre de 2012.

No período de referência, foi cursado, pelo Convênio de Pagamentos, um total de 1,827 bilhões de dólares, o que representou um incremento de 5,3% em relação ao mesmo período de 2011.

Levando em conta o montante canalizado pelo Convênio de Pagamentos, as transferências totais constituíram, aproximadamente, 44% das operações cursadas, o que permitiu uma economia de 56% das divisas que teria sido necessário transferir pelo total das operações, considerando, para tanto, um valor superior a 268 bilhões de dólares de operações cursadas desde 1966 – quando o Sistema de Pagamentos começou a operar – a 30 de abril de 2012, e a 118 bilhões de dólares de divisas efetivamente transferidas, razão pela qual a economia foi de, aproximadamente, 150 bilhões de dólares.

 
   
 
 Outras
 


Debate sobre o papel da China na Região

A Secretaria-Geral apresenta a seguinte publicação com o objetivo de avançar no conhecimento e na relação entre a América Latina e a República Popular da China.

É evidente que a emergência da China como um ator transcendente do novo cenário internacional e seu relacionamento com a América Latina merecem a mobilização de debates, propostas e iniciativas que colaborem para elucidar as oportunidades e os dilemas que uma maior associação entre a China e a América Latina implica.

A publicação consta de três exposições muito significativas e diversas, que entrelaçam o mundo da política, da diplomacia e da academia, configurando uma pluralidade de matizes que concernem à compreensão do fenômeno da China e seus vínculos com a América Latina.

Tanto as exposições do Embaixador da República Popular da China no Uruguai, Qu Sengwu, quanto do Embaixador do México, Cassio Luiselli, bem como a exposição do Ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, são muito esclarecedoras para decifrar, com maior nitidez, do que estamos falando quando queremos definir o papel da China na Região.

 
   


A América Latina diante da crise, aspectos estruturais e conjunturais e seu possível impacto no comércio

Em 9 de novembro de 2011, a Secretária Executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, apresentou, no seio do Comitê de Representantes da ALADI, órgão político permanente da ALADI, informações sobre a situação que a América Latina atravessa, analisando seus pontos fortes e fracos e, sobretudo, vislumbrando os desafios da região em um mundo turbulento e em crise.

 
   
Subscrever-se