Novidades  
 


Características do Observatório América Latina - Ásia-Pacífico

O fluxo de bens entre os países-membros da ALADI e os da Ásia-Pacífico mostra um aumento sustentável, seguindo as tendências constatadas a nível mundial. Acompanhando essa situação, observa-se uma atividade crescente em matéria de negociação e assinatura de acordos de diversos tipos entre os países de ambas as regiões, a qual também acompanha uma atividade crescente nesse sentido dos países asiáticos no contexto mundial. Por sua vez, os fluxos de capitais em forma de investimento estrangeiro direto, embora não atinjam ainda os níveis potenciais, mostram, nos últimos anos, sinais de surgimento que permitem prever incrementos significativos nesta matéria.

Todas estas tendências, longe de deter-se, tendem a aprofundar-se. Nestas circunstâncias, os países da região reconheceram a necessidade de contar com instrumentos que permitam ampliar o conhecimento sobre as relações econômicas entre ambas as regiões e promover a cooperação em benefício mútuo.

Como resultado disso, desde dezembro de 2011, a ALADI começou a trabalhar ativamente na construção de um Observatório América Latina – Ásia-Pacífico em conjunto com CAF Banco de Desenvolvimento da América Latina e com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

O Observatório propõe-se a, entre outros:

• Criar um fórum de discussão para a análise dos temas estratégicos em matéria de relações econômicas entre ambas as regiões;

• Elaborar e divulgar estudos que proporcionem fundamentos que colaborem para o desenho e a aplicação de políticas orientadas a aprofundar as relações entre ambas as regiões; e

• Construir instrumentos que permitam sistematizar de forma clara e simples a informação relativa, entre outros, ao comércio de bens, investimentos, acordos, negociações e conectividade.

Tem-se por propósito promover a análise e a reflexão sobre os temas mais relevantes em matéria econômica entre ambas as regiões, fornecendo informações oportunas que permitam examiná-los comparativamente, para, desta forma, tornar-se um instrumento útil na tomada de decisões, tanto em nível governamental quanto empresarial, e uma referência de consulta dos acadêmicos interessados no tema -aspirando, ao mesmo tempo, a enriquecer-se por meio de suas contribuições.

Como ferramenta central da mencionada iniciativa, está sendo implementada uma página web na qual serão reunidas informações oportunas sobre comércio, investimentos, acordos e negociações e conectividade entre ambas as regiões, bem como publicações que analisem aspectos relevantes das mesmas.

Voltar