ALADI, CAF e CEPAL criam observatório das relações entre a América Latina e a Ásia-Pacífico
O evento contou com a presença do Ministro de Economia e Finanças do Uruguai, Fernando Lorenzo; do Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez; da representante da CAF Banco de Desenvolvimento da América Latina no Uruguai, Gladis Genua; do Presidente do Comitê de Representantes da ALADI, Cassio Luiselli; e do Diretor da Divisão de Comércio Internacional e Integração da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Osvaldo Rosales.
Participaram também altas autoridades dos países-membros da ALADI e os Embaixadores da República Popular da China, da República da Coreia, do Japão, das Filipinas, da Malásia, da Tailândia, do Vietnã e da Indonésia.
O Observatório -iniciativa conjunta de ALADI, CAF e CEPAL- tem como objetivo principal proporcionar uma visão sistemática, plural e interdisciplinar das relações econômicas entre os países da América Latina e da Ásia-Pacífico. Aspira a criar um fórum de discussão para a análise de temas estratégicos nas relações de ambas as regiões, bem como a estimular a convergência em posturas referentes a temas da agenda global.
O Subsecretário da ALADI, Pablo Rabczuk, ao apresentar em um power point as características do Observatório, assinalou que o novo instrumento contará com um portal na internet que divulgará publicações periódicas geradas pelo próprio Observatório e por outros centros acadêmicos ou empresariais que pesquisam o assunto. Além disso, atualizará e difundirá informações sobre comércio, investimentos, negociações e acordos comerciais, cooperação e evolução do vínculo entre ambas as regiões.
Finalmente, no encontro, a CEPAL apresentou seu livro intitulado “China e América Latina e Caribe. Para uma relação comercial e econômica estratégica”, coordenado por Osvaldo Rosales e Mikio Kuwayama, funcionário da Divisão de Comércio Internacional e Integração do organismo.

Voltar |