Processo de Integração  
     
  Acordos  
 


O Panamá já é o 13º país-membro da ALADI

No dia 10 de maio passado, a República do Panamá se tornou o décimo terceiro país a fazer parte da ALADI, culminando um processo iniciado em 2008, ano em que o Panamá solicitou formalmente sua adesão ao TM80. Desta maneira, ingressa na Associação uma das economias com maiores taxas de crescimento da região e com uma privilegiada localização geográfica.

A partir de sua incorporação como membro pleno da Associação, os empresários panamenhos poderão exportar e importar produtos de e para a região, beneficiando-se das preferências outorgadas e concedidas no âmbito dos Acordos vigentes assinados ao amparo do TM80.

Neste sentido, destaca-se que já se encontra em vigor a Preferência Tarifária Regional, por meio da qual um conjunto de produtos panamenhos poderá ter acesso, dependendo do grau de desenvolvimento relativo do parceiro comercial de que se trate, a um tratamento preferencial que oscila entre 28% e 12%. Adicionalmente aos Acordos Regionais, as condições de acesso podem ser melhoradas em termos de abrangência de bens ou níveis de preferências, mediante a utilização de acordos de alcance parcial entre o Panamá e alguns dos parceiros comerciais que integram a ALADI. A esse respeito, o Panamá já conta com acordos deste tipo, entre outros, com o México e a Colômbia.

Com o objetivo de divulgar os benefícios outorgados pelo ingresso do Panamá na ALADI e os desafios, para as autoridades panamenhas e as câmaras empresariais, desta nova porta que se abre ao mercado regional, nos dias 3 e 4 de maio de 2012, a Secretaria-Geral da ALADI participou do “Seminário-Oficina sobre o Impacto do Ingresso do Panamá na ALADI”, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores do Panamá. O mencionado evento contou com a participação de mais de 80 membros de câmaras empresariais e funcionários governamentais e permitiu estreitar laços com vistas à realização de atividades relativas à administração dos acordos, à capacitação e à assistência técnica em matéria de utilização dos mesmos para facilitar o aproveitamento das preferências.

Voltar