Processo de Integração  
 
 Acordos
 


Uruguai amplia lista de produtos originários da Nicarágua que ingressarão livre de direitos de importação

No âmbito da adesão desse país ao Tratado de Montevidéu 1980 (TM80), Uruguai ampliou a lista de produtos nicaraguenses que ingressariam ao seu mercado livres de tarifas à importação.

 
   
 
 Comércio Regional
 
 


Re-estimativa do índice de liberalização do comércio intra-ALADI levando em conta o ingresso do Panamá

Até o momento, o processo de integração desenvolvido no âmbito da ALADI orientou-se predominantemente para a desgravação tarifária do comércio intra-regional de bens

 
   
 
 Programa de Apoio aos PMDERs
 
     
 

Comércio intra-regional do Paraguai: características e perspectivas

O presente documento tem por escopo analisar as principais características e perspectivas do comércio intra-regional do Paraguai na ALADI.

O estudo analisa as séries de exportações e importações do Paraguai na década 2002-2012.

 
   
 
 Estudos
 
 


Publicaram-se relatórios anuais de comércio exterior

No segundo bimestre do ano foram publicados os seguintes relatórios anuais de comércio exterior correspondentes ao ano 2013:

Colômbia e ALADI em seu conjunto.

 
 Outras


Proposta acadêmica 2014 do Centro Virtual de Formação em Integração e Comércio da ALADI (CVF)

No âmbito das atividades de formação desenvolvidas pela Secretaria-Geral da ALADI, o Centro Virtual de Formação em Integração e Comércio da Associação apresenta sua oferta acadêmica para 2014

   
 


Oficina de Capacitação Regional para América Latina sobre: “Protocolo de Nagoia sobre Acesso e Repartição dos Benefícios decorrentes de sua utilização”

De 24 a 28 de março de 2014, foi realizada na sede da Secretaria-Geral da ALADI uma “Oficina de Capacitação Regional para América Latina sobre o Protocolo de Nagoia sobre Acesso e Repartição dos Benefícios decorrentes de sua utilização”, organizada pela Secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) em parceria com a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 


ALADI e UNCTAD renovam cooperação em matéria de informação de comércio exterior

Ambas as organizações continuam somando esforços para fortalecer intercâmbio de experiências e boas práticas na recopilação e sistematização de informações comerciais.

 
   
  Reuniões e Eventos  
 


EXPO ALADI -Uruguai 2014

De 8 a 10 de outubro de 2014 será realizada a primeira macro-rodada latino-americana de negócios no parque de exposições do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU).

 
   
 

Fórum sobre “Instrumentos de financiamento para o comércio intra-regional”

Em 29 de maio, na sede da Associação, será realizado um fórum sobre “Instrumentos de financiamento para comércio intra-regional”, com a colaboração da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE).

 
   
 

XLV Reunião do Conselho para Assuntos Financeiros e Monetários

Nos dias 28 e 29 de abril foi celebrada a Quadragésima Quinta Reunião do Conselho para Assuntos Financeiros e Monetários dos países da ALADI, órgão máximo do Convênio de Pagamentos da ALADI.

 
   
 

Visita do vice-chanceler da Índia ao Uruguai

No âmbito de sua visita oficial ao Uruguai, o vice-chanceler da Índia reuniu-se com o coordenador do Observatório América Latina - Asia Pacífico

 
   
 

OMC e ALADI em sintonia

Em 31 de março de 2014, o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio visitou a sede da ALADI e reuniu-se com o secretário-geral e com as autoridades do Comitê de Representantes da Associação.

 
   
 

Apresentação do livro Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia Pacífico: desafíos y oportunidades na Universidad Nacional de Tres de Febrero, na Argentina

No âmbito do ciclo acadêmico 2014 da especialização em Economia e Negócios com Ásia Pacífico e Índia da Universidad Nacional de Tres de Febrero, na Argentina, foi apresentado, dia 27 de março, o livro Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia Pacífico: desafíos y oportunidades .

 
   
 

Visita à Embaixada da Índia em Buenos Aires

Em 26 de março de 2014, o coordenador do Observatório América Latina- Ásia Pacífico visitou o embaixador da Índia em Buenos Aires, Amarendra Khatua.

 
   
 

Conferência de alto nível sobre Protocolo de Nagoia: Perspectivas para sua implantação na região

Parceria entre ALADI e CDB levou adiante conferência de alto nível sobre Protocolo de Nagoia e seu estado na região

 
   
 

Visita da embaixadora da Austrália na Argentina

Embaixadora da Austrália na Argentina visita a ALADI e conhece o Observatório América Latina – Ásia Pacífico

 
   
   Novidades
 


ALADI presente no Encontro Empresarial Andino

O III Encontro Empresarial Andino foi realizado dias 29 e 30 de abril de 2014 na cidade de Lima, no Peru, e contou com a participação de 704 empresários exportadores e importadores de Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.

 
   
 


Observatório América Latina - Ásia Pacífico apoia publicação de livros

Dentro das atividades definidas para o Fórum Acadêmico constituído no âmbito do Observatório América Latina – Ásia Pacífico, lança-se convocatória para apresentação de livros sobre a temática América Latina - Ásia Pacífico.

 
   
 

Lançamento do segundo debate do Fórum Acadêmico: “China e América Latina, um novo cenário de relacionamento?"

Novo debate no Fórum Acadêmico do Observatório América Latina - Ásia Pacífico. Participe!

 
   
 

Primeiro concurso de ensaios 2014

Observatório América Latina – Ásia Pacífico lança chamamento para apresentação de ensaios sobre as relações econômicas e comerciais entre América Latina e Ásia Pacífico.

 
   
 

ALADI organiza oficina de capacitação em Certificação de Origem Digital no Peru

Em 23 e 24 de abril deste ano foi realizado, na cidade de Lima, Peru, um seminário-oficina sobre Certificação de Origem Digital no âmbito da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 

Secretário da ALADI assiste à I Jornada de Integração das Organizações Sociais na Bolívia

O secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Carlos Chacho Alvarez, foi convidado pelo ministro das Relações Exteriores da Bolívia, embaixador David Choquehuanca Céspedes, a oferecer uma palestra na I Jornada de Integração das Organizações Sociais na Bolívia.

 
   
  Artigos de Opinião  
 


Homenagem da ALADI a Gabriel García Márquez

A ALADI homenageia Gabriel García Márquez, destacado jornalista, escritor e intelectual latino-americano, recordando o discurso proferido na Academia de Letras da Suécia, em ocasião de receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1982.

 
   
   Publicações  
     
 
Atuais
 
 


Comércio Exterior Global ALADI: Janeiro-Dezembro 2013

A Secretaria-Geral apresenta relatório da evolução do comércio exterior global referente a dez países-membros da ALADI: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai (Sec.di
2573.9).

O relatório apresenta uma análise conjuntural da evolução do comércio, desagregado por principais origens e destinos, e comparando os fluxos do ano 2013 com os do ano anterior.

 
   
 

Memórias das intervenções realizadas na conferência "Biodiversidade e Comércio: Perspectivas para a região"

Divulgação das apresentações da conferência celebrada dia 15 de julho de 2013 na sede da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).

 
   
 

Nova publicação do TENCI

A Secretaria-Geral publicou seu indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI

 
   
 

Novidades bibliográficas

Consulte as últimas novidades bibliográficas adquiridas pela nossa Biblioteca

 
   
Observatório América Latina - Ásia Pacífico
 


Boletim Mensal do Observatório

Foi divulgado, no mês de abril de 2014, o Boletim Mensal do Observatório América Latina - Ásia Pacífico.
O Boletim inclui um seção para agenda do Observatório, que incorpora eventos a serem realizados e atividades de destaque.