Carta do Secretário-Geral da ALADI  
 


Contribuição da ALADI à CELAC

Uma das perguntas que decorrem do sucesso das duas primeiras cúpulas da CELAC é como dinamizar com políticas concretas um mecanismo que possa ir além da cúpula e que se constitua em algo mais que um fórum e um encontro anual entre os presidentes

 
   
  Processo de Integração  
 
 Acordos
 

Peru libera Nicarágua de tarifas no âmbito da ALADI

Em 10 de fevereiro de 2014, na sede da ALADI, em Montevidéu, Uruguai, foi celebrada a cerimônia de Encerramento das Negociações entre o Peru e a Nicarágua para conformar a lista de produtos originários deste país centro-americano que entrarão ao mercado peruano livre do pagamento de tarifas à importação, no âmbito da adesão da Nicarágua ao Tratado de Montevidéu 1980 (TM80).

 
   
 


Cooperação interinstitucional para facilitar acesso aos mercados da América Latina e do Caribe

As medidas não tarifárias têm recebido tratamento específico desde a criação da ALADI, constituindo, junto com a negociação das tarifas, um dos temas mais significativos na região e no mundo.

 
   
 
 Comércio Regional
 
 


Comércio intra-regional perdeu dinamismo


A Secretaria-Geral da ALADI informa mensalmente a evolução do comércio intra-regional mediante seu indicador TENCI (Tendência Ciclo do Comércio Intra-regional). O TENCI é publicado 25 dias após concluído o mês de referência.

 
   
     
 
 Estudos
 
 


Publicaram-se relatórios de comércio exterior anuais dos países-membros

No primeiro bimestre do ano, publicaram-se os relatórios de comércio exterior anuais correspondentes a 2013 dos seguintes países-membros:

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

 
 
 
 Facilitação do comércio
 


Programa de Cooperação para a Implementação da Certificação de Origem Digital nos países-membros da ALADI

A certificação de origem digital da ALADI é uma iniciativa desenvolvida pelos países-membros da ALADI, que tem como objetivo facilitar as operações comerciais geradas ao amparo dos acordos assinados no âmbito do Tratado de Montevidéu 1980 (TM80).

 
   
 
 
 Outras


CELAC solicita apoio de FAO, ALADI e CEPAL para desenvolver ações em prol da segurança alimentar e da erradicação da fome na região

Em decorrência da II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), é previsto o desenvolvimento de ações relacionadas com a segurança alimentar, a nutrição e a erradicação da fome na América Latina e no Caribe.

   
 
 
  Reuniões e Eventos  
 


ALADI estreita laços de cooperação com a Associação Latino-Americana de Logística (ALALOG)

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e a Associação Latino-Americana de Logística (ALALOG) desenvolvem Plano de Trabalho conjunto para o período 2014- 2015.

 
   
 

Secretaria-Geral da ALADI e República da Coreia assinaram memorando específico de cooperação

A Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e a Embaixada da República da Coreia no Uruguai assinaram, dia 20 de fevereiro do presente ano, na sede da ALADI, o Programa de Cooperação para a incorporação de estagiários coreanos à Associação.

 
   
 


Conferência "Balanço e perspectivas do Observatório América Latina – Ásia Pacífico”

O evento foi celebrado no âmbito do Comitê de Representantes da ALADI, em Montevidéu.

 
   
 


Resultados primeiro debate Fórum Acadêmico do Observatório

Em 3 de fevereiro de 2014, o Observatório América Latina – Ásia Pacífico encerrou seu primeiro debate do Fórum Acadêmico do Observatório, relativo à temática “Os mega-acordos da Ásia-Pacífico”.

O debate contou com a participação de acadêmicos e de especialistas no tema de reconhecida trajetória, tanto da América Latina quando da Ásia-Pacífico, e foi encerrado com um interessante intercâmbio de opiniões sobre a temática proposta no Fórum Acadêmico.

Posteriormente, o Observatório publicou e divulgou um relatório sobre os resultados do debate, que é disponibilizado no site do Observatório em espanhol e inglês.

 
   
 


CELAC promove EXPO ALADI - Uruguai 2014

No plano de ação oriundo da II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) foi promovida, entre outros assuntos, a realização da EXPO ALADI – Uruguai 2014.

 
   
   Novidades
 


EXPO ALADI - Uruguai 2014: avanços

A Secretaria-Geral da ALADI e Uruguay XXI continuam avançando na organização da “EXPO ALADI – Uruguai 2014”, macro-rodada de negócios da América Latina a ser realizada entre 8 e 10 de outubro de 2014 na sede do Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), em Montevidéu, Uruguai.

 
   
 


Oficina de Capacitação Regional para a América Latina sobre: “Protocolo de Nagoia sobre acesso e repartição dos benefícios decorrentes de sua utilização”

Entre 24 e 28 de março de 2014, na sede da ALADI, será realizada a oficina de capacitação regional para a América Latina sobre o Protocolo de Nagoia.

 
   
 


Ex-presidente da Colômbia chama a construir linguagens comuns na região

No âmbito de sua visita ao Uruguai, na quarta-feira 5 de março, na sede da ALADI, o ex-presidente da República da Colômbia, Ernesto Samper Pizano, ofereceu uma conferência sobre “integração, livre comércio e globalização na América Latina”.

 
   
 

Nova versão do Portal do Observatório América Latina – Ásia Pacífico

O Observatório América Latina – Ásia Pacífico divulgou uma nova versão de seu Portal que, entre outras inovações, incorpora uma seção para o Fórum Acadêmico . Dito Fórum foi constituído ao fecho do seminário acadêmico “Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia Pacífico: desafíos y oportunidades”, realizado em Santiago do Chile, no dia 21 de agosto.

 
   
     
  Artigos de Opinião  
 

Palavras do Embaixador do Paraguai em ocasião de sua posse na presidência do Comitê de Representantes

Palavras do Representante Permanente do Paraguai junto à ALADI e ao MERCOSUL, embaixador Bernardino Hugo Saguier Caballero, na sessão ordinária 1167 do Comitê de Representantes da ALADI.

 
   
 

ALADI: fortalecer a unidade na diversidade em perspectiva convergente

Artigo de Aída García Naranjo Morales, Embaixadora do Peru junto à República Oriental do Uruguai e Representante Permanente do Peru junto à ALADI e ao MERCOSUL, em ocasião do 54º aniversário da Integração Latino-Americana.

 
   
 
 
   Publicações  
     
 
Atuais
 
 


Publica-se estudo conjunto ALADI - FAO sobre comércio internacional da quinoa

Em janeiro de 2014, foi publicado o estudo "Tendencias y perspectivas del comercio internacional de quinua". O documento, elaborado em parceria pela ALADI e pela FAO, reúne os resultados de um estudo realizado no segundo semestre do ano 2013 (Ano Internacional da Quinoa) pelas duas instituições. O estudo analisa as principais tendências do comércio da quinoa, bem como suas perspectivas e potencialidades.

 
   
 


Comércio negociado e aproveitamento das preferências

Foi publicado Estudo sobre comércio negociado e aproveitamento das preferências

 
   
 


Nova publicação do TENCI

A Secretaria-Geral publicou seu indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI

 
   
     
Observatório América Latina - Ásia Pacífico
 


“Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia Pacífico: desafíos y oportunidades”

Observatório América Latina – Ásia Pacífico divulga livro “Las relaciones comerciales entre América Latina y Asia Pacífico: desafíos y oportunidades”.

A publicação incorpora as intervenções realizadas no seminário acadêmico, desenvolvido pelo Observatório em Santiago de Chile, em agosto de 2013.

Além da introdução e do discurso de encerramento, o texto apresenta os nove artigos selecionados por um Comitê de Especialistas Internacionais de um total de 30 artigos apresentados por acadêmicos de ambas as regiões.

Também, incorporaram-se as apresentações magistrais de quatro reconhecidos especialistas e um capítulo sobre a conformação do Fórum Acadêmico.

 
   
 


Boletim Mensal do Observatório

No mês de fevereiro de 2014, o Observatório América Latina – Ásia Pacífico divulgou seu primeiro Boletim Mensal. A publicação inclui uma seção para agenda do Observatório que incorpora os eventos a serem realizados e as atividades de destaque.

Também, divulga publicações realizadas pelo Observatório e publicações recentes relacionadas com seus temas de estudo, além de notícias de atividades acadêmicas e empresariais de destaque. O Boletim pode ser acessado através do site do Observatório, em espanhol, inglês e português.

 
   
 


Boletim Estatístico América Latina - Ásia Pacífico

O Observatório América Latina – Ásia Pacífico divulga o terceiro Boletim Estatístico sobre as relações comerciais de bens entre ambas as regiões, correspondente ao primeiro semestre de 2013.

O Boletim está disponível em espanhol, inglês e português no site do Observatório.

 
   
 

Novidades bibliográficas

Consulte as últimas novidades bibliográficas adquiridas pela nossa Biblioteca