Destacado

 

Tendências do Comércio Exterior - Abril 2020

 

Esta edição do boletim informativo sobre Tendências do Comércio Exterior da ALADI tem como objetivo observar as mudanças que estão acontecendo no comércio internacional dos países-membros da ALADI em decorrência das medidas adotadas para combater a pandemia da COVID-19.

A publicação TENCI é trimestral. Esta primeira entrega do ano ajuda a visualizar os primeiros efeitos causados pela pandemia, e se transforma em ponto de partida para posteriores análises (junho e setembro) das variações que serão produzidas no intercâmbio comercial de bens dos países-membros, tanto em nível global como intrarregional.

 

  Processo de Integração

 

 Acordos

 

Na ALADI, Brasil e Paraguai acordaram disposições que deverão regular comércio bilateral de produtos do setor automotor

 

Brasil e Paraguai assinaram, no âmbito da ALADI, um Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica N° 74, relativo ao comércio de produtos automotores entre ambos os países, manifestando a disposição e o compromisso de buscar a plena adequação do setor automotor ao MERCOSUL

 

 

  Observatorio América Latina - Asia Pacífico

 

Call for papers para quinto seminário acadêmico do Observatório América Latina-Ásia Pacífico de ALADI-CEPAL-CAF

 

O Observatório América Latina-Ásia Pacífico convoca à apresentação de trabalhos para seu quinto seminário acadêmico, denominado “Experiências da América Latina e Ásia em matéria de integração regional”

 

 

Cooperação e Formação

 

Centro Virtual de Formação da ALADI adianta cronograma de cursos 2020

 

O Centro Virtual de Formação da ALADI, ambiente virtual de aprendizagem que oferece capacitação sobre comércio exterior e processo de integração econômica regional, adiantou cronograma de cursos 2020.

 

 

ALADI e Academia Diplomática do Equador acordam cooperar em atividades acadêmicas e de pesquisa


A Associação Latino-Americana de Integração e a Academia Diplomática do Equador assinaram, na cidade de Montevidéu, um memorando de entendimento que busca fortalecer a cooperação entre as duas instituições, especialmente em atividades acadêmicas e de pesquisa no processo de integração regional.

 

 

 

Programa de Apoyo a los PMDER

 

Finalizou de forma bem-sucedida o Programa “Melhoramento do sistema de controle sanitário da cadeia alimentar para a proteção da saúde na América Latina”, realizado pela ALADI e IILA.

 

O Programa de Cooperação “Melhoramento do sistema de controle sanitário da cadeia alimentar para a proteção da saúde na América Latina”, levado adiante pela Organização Internacional Ítalo Latino- Americana (IILA) e a Associação Latino-Americana de Integração, concluiu sua última etapa com excelentes resultados.

 

 

  Reuniões e Eventos

 

A ALADI levou adiante, de forma virtual, a VIII reunião de especialistas do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT)

 

De forma virtual, foi realizada a VIII reunião de especialistas do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT), convocada para tratar a proposta de Projeto de Protocolo Adicional ao ATIT, que cria o Regime de Solução de Controvérsias do referido acordo.

 

Visita do secretário-geral da Comunidade Andina, Jorge Hernando Pedraza, à sede da ALADI


O secretário-geral da Comunidade Andina (CAN), Jorge Hernando Pedraza, em visita institucional à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) em Montevidéu, conversou com o secretário-geral, Alejandro de la Peña.

 

ALADI presente no I Fórum de Integração e Desenvolvimento organizado por FONPLATA e LatinFinance

 

O secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña, participou do Primeiro Fórum de Integração e Desenvolvimento, realizado 5 e 6 de março em Montevidéu, Uruguai.

 

ALADI participa de Seminário Internacional: "Experiências e oportunidades para a internacionalização das PMEs latino-americanas com a Índia"

 

A Associação Latino-Americana de Integração participou, nos dias 23 e 24 de janeiro, do seminário: "Experiências e oportunidades para a internacionalização das PMEs latino-americanas com a Índia", organizado pela Secretaria Permanente do Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (SELA) em Curitiba, Brasil.

 

 

  Novidades

 

Medidas da Secretaria-Geral da ALADI face à presença do COVID-19 na região

 

A Associação Latino-Americana de Integração informa que, face à situação vivida pela região em matéria sanitária, foi implementada uma série de ações a fim de continuar com as atividades institucionais da Associação, em consonância com as medidas que vêm sendo adotadas pelos países da região.

 

Segundo Concurso Latino-Americano de Curtas-Metragens: etapa de seleção


O Segundo Concurso Latino-Americano de Curtas ALADI está em fase de seleção de finalistas.

 

  Publicações


 

Publicação do Comércio Intrarregional - TENCI decembro 2019

Já está publicado o indicador TENCI, que permite fazer um acompanhamento mensal da evolução do comércio de bens entre os países-membros da ALADI e facilita a análise e o planejamento de estratégias.

 

EXPO ALADI em imagens 2019

 

Resumo fotográfico da EXPO ALADI-Colômbia 2019, sexta edição da maior macrorrodada de negócios da América Latina, realizada de 16 a 18 de outubro na cidade de Bucaramanga, República da Colômbia. O evento foi co-organizado pela ALADI e por PROCOLOMBIA, entidade encarregada de promover o turismo, o investimento estrangeiro, as exportações não mineiro-energéticas e a imagem-país da Colômbia.

 

 

Relatório do comércio de bens da Bolívia 2012-2017

 

O presente documento tem por objetivo analisar a situação do comércio de bens da Bolívia 2012-2017. O período compreende o último ano avaliado na última atualização da série de estudos (2012) e o último ano com dados informados oficialmente pela Bolívia (2017).

 

 

Alerta informativo da Biblioteca da ALADI - Janeiro / Abril 2020

 

A Biblioteca da ALADI proporciona, cada mês, listado dos novos materiais bibliográficos incorporados a sua coleção