ALADI e Academia Diplomática do Equador acordam cooperar em atividades acadêmicas e de pesquisa

 

A Associação Latino-Americana de Integração e a Academia Diplomática do Equador assinaram, na cidade de Montevidéu, um memorando de entendimento que busca fortalecer a cooperação entre as duas instituições, especialmente em atividades acadêmicas e de pesquisa no processo de integração regional.

O memorando tem por objeto estabelecer e desenvolver ações de colaboração em estudos e capacitação, com ênfase em temas de integração, aplicação de acordos comerciais e relações entre a América Latina e a Ásia Pacífico.

Os estudantes e formados da Academia Diplomática do Equador terão acesso aos cursos do Centro Virtual da ALADI e a seus conteúdos. As instituições, por sua vez, assumem o compromisso de prestar apoio recíproco mediante fornecimento de professores e técnicos, troca de informações e cooperação nas diversas áreas relativas a integração e desenvolvimento econômico e comercial da região.

O memorando foi assinado pelo secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña Navarrete, e pelo representante permanente do Equador junto à ALADI, embaixador Galo Galarza Dávila, em representação do embaixador Alejandro Suárez Pasquel, diretor da Academia Diplomática.

A iniciativa reforça o compromisso da ALADI com o processo de integração regional, com a colaboração com seus países-membros e com o fortalecimento dos laços de cooperação existentes entre eles.