ALADI presente no I Fórum de Integração e Desenvolvimento organizado por FONPLATA e LatinFinance

 

O secretário-geral da ALADI, Alejandro de la Peña, participou do Primeiro Fórum de Integração e Desenvolvimento, realizado 5 e 6 de março em Montevidéu, Uruguai.

O ciclo, organizado por FONPLATA e LatinFinance, reuniu representantes dos bancos de desenvolvimento, organismos internacionais, investidores e financiadores do desenvolvimento, em diálogo tendente a ampliar a cooperação pública e privada em áreas-chave para o crescimento sustentável da região.

Durante o painel Comércio Internacional e Integração, que analisou o futuro das políticas integracionistas e as oportunidades e desafios de novos blocos comerciais, como a Aliança do Pacífico, o secretário-geral da ALADI destacou a importância do comércio no desenvolvimento de nossos países e a necessidade de contar com uma governança clara nesse âmbito.

Nesse contexto, salientou o efeito positivo do acordo Mercosul-União Europeia, que fortalece a relação da região com a União Europeia, e destacou que uma aproximação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico pode ser o motor para uma maior integração regional. Nesse sentido, a ALADI pode contribuir para esse objetivo integracionista mediante acordos de alcance parcial que permitam que outros países-membros se integrem e avancem.

Já o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Ernesto Talvi, destacou que o caminho à prosperidade passa pelo comércio e, nesse contexto, a relação com a Aliança do Pacífico deveria ser um objetivo estratégico que potencie a integração entre os dois blocos para posicionar a América Latina no mundo.

O economista e chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, Martín Rama, coincidiu na ideia de que uma das formas de incentivar a integração regional é mediante acordos parciais e setoriais.

Por fim, o secretário-geral da ALADI lembrou o compromisso que, há mais de 40 anos, a Associação vem mantendo com o crescimento da América Latina mediante fortalecimento dos laços comerciais e da integração regional.

 

 

.

 

.