A ALADI levou adiante, de forma virtual, a VIII reunião de especialistas do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT)

 

Dias 15 e 16 de abril de 2020, foi realizada, de forma virtual, a VIII reunião de especialistas do Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT), convocada para tratar a proposta de Projeto de Protocolo Adicional ao ATIT, que cria o Regime de Solução de Controvérsias do referido acordo.

As videoconferências são resultado do esforço dos países signatários do ATIT para continuar avançando no desenho do Regime de Solução de Controvérsias do acordo e para chegar às reuniões plenárias do ATIT com resultados positivos e avanços significativos. Nessa ocasião, os representantes dos países signatários (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai) negociam com o objetivo de avançar nos artigos do Regime.

A Secretaria-Geral da ALADI, como secretaria técnica da Comissão Administradora do Acordo, é responsável de coordenar as reuniões e de apoiar os países na definição de políticas e medidas para continuar aperfeiçoando seu marco normativo.

O Acordo sobre Transporte Internacional Terrestre (ATIT) serve como marco jurídico para a prestação de serviços de transporte terrestre. O acordo facilita o comércio ao prestar suporte jurídico, principalmente, ao transporte rodoviário regular e permanente, principal modal de intercâmbio de pessoas e de mercadorias dos países da ALADI. Assim, o ATIT se constitui como um dos instrumentos integradores mais importantes da região.

 

 

.