Destacado  
 


EXPO ALADI - México 2016 Macrorrodada de Negócios Multissetorial

A EXPO ALADI - México 2016 é a terceira versão de uma grande rodada de negócios multissetorial, de mais de vinte países, que busca potencializar os negócios das empresas para poder crescer e para aumentar sua participação de compras e vendas no mercado latino-americano mediante um encontro de empresários exportadores e compradores de empresas PMEs dos países-membros da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI): Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além de outros compradores da América Central e o Caribe.

 
   
  Processo de Integração  
     
 
 Acordos
 
 


Argentina e Brasil prorrogam Acordo sobre Política Automotiva Comum

Argentina e Brasil prorrogam Acordo sobre Política Automotiva Comum até 30 de junho de 2020

 
   
 


IX Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8 sobre Barreiras Técnicas ao Comércio

Foi realizada, na sede da ALADI, a IX Reunião da Comissão Administradora do Acordo Regional N° 8 sobre Barreiras Técnicas ao Comércio.

 
   
 


Comunicação à Presidência do Comitê de Comércio e Desenvolvimento (CCD) da OMC

Comunicação à Presidência do Comitê de Comércio e Desenvolvimento (CCD) da OMC

 
   
     
 
  Comércio Regional
 
 


Relatório sobre a evolução do "Comércio exterior global", do período janeiro-maço de 2016

O relatório sobre evolução do "Comércio exterior global", referente a dez países da ALADI: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai é elaborado com o propósito de analisar o comportamento conjuntural de suas exportações e importações intrarregionais e extrarregionais, por país de destino e de origem.

A análise inclui ainda uma comparação entre os mencionados fluxos comerciais e os registrados no mesmo períodos do ano anterior.

 
   
 


LIX Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários da ALADI

Realizou-se a LIX Reunião da Comissão Assessora com a presença dos bancos centrais membros do Convênio de Pagamentos da ALADI.

 
   
     
 
 Centro Virtual de Formação
 
 


Curso virtual "A classificação tarifária de mercadorias"

Estão abertas as inscrições para o curso virtual "A classificação tarifária das mercadorias"

 
   
 


A ALADI e a ALALOG apresentam curso virtual sobre Logística

No âmbito do seminário “Logística como fator chave do desenvolvimento competitivo”, realizado em 29 de junho de 2016, na sede da ALADI

 
   
 


Chamados e convocatórias do Centro Virtual de Formação da ALADI

O Centro Virtual de Formação em Integração e Comércio da ALADI apresenta chamados e convocatórias para este ano.

 
   
     
 
 Sabia que...
 
 


Sobre a organização institucional da ALADI

A ALADI é conformada por três órgãos políticos: o Conselho de Ministros das Relações Exteriores, a Conferência de Avaliação e Convergência e o Comitê de Representantes, e por um órgão técnico: a Secretaria-Geral. 

 
   
     
 
 Estudos
 
 


Enquete "Ferramentas de inteligência comercial para exportadores"

O objetivo desta enquete sobre as ferramentas de inteligência comercial da ALADI é identificar potenciais mercados, novas oportunidades de negócios e a situação competitiva dos seus produtos. Se for do seu interesse, agradecemos dedicar alguns minutos respondendo às perguntas no link abaixo. A enquete é anônima e os dados serão coletados para uso estatístico e exclusivo da ALADI.

 
   
 


 
  Reuniões e Eventos  
 


ALADI foi sede do Seminário: Logística como fator chave do desenvolvimento competitivo

A Secretaria-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e a Presidência da Associação Latino-Americana de Logística (ALALOG) organizaram o Seminário sobre “Logística como fator chave do desenvolvimento competitivo”, realizado em 29 de junho de 2016 na sede da ALADI.

 
   
 


ALADI e FAO capacitam PMEs agrícolas da região

Na sede da ALADI, foi realizado o curso de capacitação "Plano de exportações da PME agrícola do Plano SAN CELAC"

 
   
 


ALADI e SIECA assinam Acordo de Cooperação

No âmbito da assinatura do Acordo de Cooperação entre a ALADI e a SIECA, o Comitê de Representantes da ALADI recebeu em reunião extraordinária a Secretaria-Geral da SIECA, Carmen Gisela Vergara Mas, que visitou a sede da ALADI, 19 de maio, em companhia do Diretor Executivo da SIECA, Javier Gutiérrez, e o Secretário-Geral Adjunto da OEA, Néstor Mendez.

 
   
   Publicações  
 


Estatísticas do Comércio Internacional de Serviços: Diagnóstico sobre a compilação e divulgação nos países-membros da ALADI

A Secretaria-Geral publicou o relatório relativo às "Estatísticas do Comércio Internacional de Serviços: Diagnóstico sobre a compilação e a divulgação nos países-membros da ALADI".

O Conselho de Ministros da ALADI, máximo órgão político da Associação, mediante sua Resolução 72(XV) instou os países-membros a avançar na liberalização, expansão e diversificação progressiva
do comércio de serviços de conformidade com os princípios de pluralismo, convergência, flexibilidade e tratamentos diferenciais. Para tanto, a partir do ano 2011 foi institucionalizada a Reunião de Funcionários Governamentais especializados em Estatísticas do Comércio de Serviços, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento das capacidades nacionais em matéria de compilação e divulgação de estatísticas do comércio internacional de serviços, bem como avançar no desenvolvimento de estatísticas comparáveis em nível regional. Por esse motivo, a fim de aprofundar na temática e atender as necessidades específicas da região os países-membros acordaram um Plano de Trabalho na matéria.

O Plano de Trabalho apresenta entre suas iniciativas mais importantes a criação e desenvolvimento de uma base de dados sobre estatísticas do comércio de serviços, a qual já está disponível para sua utilização pelas repartições oficiais especializadas em matéria de serviços dos países-membros.

Neste contexto, a Associação considerou da maior importância acompanhar o desenvolvimento dessa base, com a elaboração de um diagnóstico sobre o estado de situação em matéria de compilação e divulgação das estatísticas do comércio internacional de serviços dos países-membros, que contribua com o objetivo traçado pelos países-membros de melhorar a qualidade da informação estatística em matéria de serviços, mediante o desenvolvimento de suas capacidades técnicas e institucionais em matéria de compilação.

 
   
 


Indicador TENCI

A Secretaria-Geral publicou em seu site novas cifras do indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI, o qual permite fazer um acompanhamento mensal da evolução do comércio de bens registrado entre os países-membros da Associação. É uma ferramenta que facilita a análise e o planejamento de estratégias tanto das autoridades governamentais quanto dos operadores econômicos e analistas comerciais que realizam negócios na região.

 
   
 


As Regras de Origem e o aproveitamento das preferências tarifárias no âmbito dos Acordos da ALADI

A Secretaria-Geral da ALADI levou adiante diversos estudos com o escopo de medir o nível de aproveitamento das preferências tarifárias previstas nos acordos assinados no âmbito do Tratado de Montevidéu 1980.

Os estudos revelaram que o nível de aproveitamento dos acordos permanece bastante baixo e estável no tempo. Os estudos também identificaram que a principal causa do baixo aproveitamento dos acordos é a falta e a concentração da oferta exportável da maioria dos países-membros. Outras causas são as longas distâncias geográficas e a pobre interligação entre os países-membros, bem como os anos de vigência do acordo.

Este estudo incorpora à análise um elemento novo, na medida em que avalia a incidência das regras de origem no aproveitamento das preferências tarifárias previstas nos acordos, chegando a importantes conclusões sobre essa incidência.

 
   
 


Novidades Bibliográficas

Consulte as últimas novidades bibliográficas adquiridas pela nossa Biblioteca

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico (junho)

Observatório divulga boletim número 29, correspondente ao mês de junho de 2016.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico (maio)

Observatório divulga boletim número 28, correspondente ao mês de maio de 2016.

 
   
 


Boletim Mensal Observatório América Latina-Ásia Pacífico (abril)

Observatório divulga boletim número 27, correspondente ao mês de avril de 2016.

 
   
 
 Da nossa coleção
 
 


Trinta anos de integração comercial na ALADI

Um olhar para a integração comercial em três décadas (1980-2010) de integração na ALADI; uma contribuição para o propósito de refletir sobre o alcance da integração e sua vigência como meio de promoção de uma maior integração entre seus membros.