Argentina e Brasil prorrogam Acordo sobre Política Automotiva Comum

No dia 29 de junho de 2016, a Argentina e o Brasil assinaram, no âmbito da ALADI, o Quadragésimo Segundo Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica n.o 14, que prorroga a validade do Acordo sobre Política Automotiva Comum de 1.o de julho de 2016 até 30 de junho de 2020..

O Acordo sobre Política Automotiva Comum regula o intercâmbio comercial de produtos do setor automotivo entre os dois países. Seu objetivo é aprofundar a integração produtiva e comercial e incrementar as facilidades e a segurança a fim de atrair investimentos, entendendo que a aplicação transitória de condições diferenciadas de acesso a mercado constitui "um instrumento para consolidar o setor automotivo e alcançar um comércio sem restrições"..

Os países se comprometeram a concluir, antes do dia 30 de março de 2020, as negociações para a elaboração de um novo acordo na matéria, que observe tanto a integração produtiva e comercial quanto o livre comércio de produtos do setor entre ambos os países..

O Protocolo Adicional entrou em vigor em 1.o de julho de 2016 nos dois países, após terem sido informados pela Secretaria-Geral da ALADI do cumprimento das formalidades necessárias para sua aplicação..

Volver