Destacados  
 


Jornadas de Cinema, Cultura e Integração Latino-Americana

Jornadas organizadas pela ALADI com apoio de UNESCO, Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai, Cinemateca Uruguaia e Ministério das Relações Exteriores do Uruguai

 
   
 


Inscrições abertas para EXPO ALADI - Argentina 2015, Macrorrodada de Negócios Agroalimentar

Após lançamento da EXPO ALADI – Argentina 2015, Macrorrodada de Negócios Agroalimentar, que teve lugar em 16 de março na chancelaria argentina, começaram as inscrições para os empresários dos países-membros que desejem participar.

 
   
  Carta do Secretário-Geral da ALADI  
 


Possibilidades de convergência na América do Sul

Apresentação do Secretário-Geral, Carlos Chacho Alvarez, proferida no Seminário Internacional de Integração e Convergência na América do Sul, no âmbito da abertura da nova sede da UNASUL, em 3 e 4 de dezembro, em Equador

 
   
  Processo de Integração  
 
 Acordos
 


Brasil e México assinam Protocolo sobre setor automotivo

Representantes da República Federativa do Brasil e dos Estados Unidos Mexicanos assinaram Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica (ACE) N°55, que regula comércio do setor automotor.

 
   
 


Prorrogam por quatro anos acordo automotivo entre Argentina e México

Argentina e México acordaram prorrogar até 2019 o Quinto Protocolo Adicional ao Apêndice I do ACE 55 "Sobre o Comércio no Setor Automotivo entre Argentina e México".

 
   
 


ALADI ministrou oficina organizada pelo Ministério de Comércio Exterior do Equador

Realizou-se, no Ministério de Comércio Exterior do Equador, oficina para analisar adesão desse país ao Acordo de Transporte Internacional Terrestre - ATIT.

 
   
 
 Comércio Regional
 
 


ALADI: Comércio exterior global: Janeiro-Dezembro 2014 de cada país-membro.

Os relatórios relativos à evolução do "Comércio exterior global" de cada país-membro da ALADI são elaborados com o propósito de analisar o comportamento conjuntural de suas exportações e importações intra e extra-regionais, por país de destino e de origem respectivamente.

A análise inclui ainda uma comparação entre os mencionados fluxos comerciais e os registrados em igual período do ano anterior.

Até a data, foram incorporados os relatórios correspondentes a: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

 
 
 Observatorio América Latina - Asia Pacífico
 
 


Seminário Latin America in Asia Pacific

O coordenador do Observatório América Latina - Ásia Pacífico, Ignacio Bartesaghi, participou como palestrante no seminário Latin America in Asia Pacific, organizado pelo Programa de Estudos Latino-Americanos do Centro de Estudos Canadenses, Americanos e Latino-Americanos da Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade índia Jawaharlal Nehru.

 
   
 


Seminario Latin American regional integration at a crossroads?: The Pacific Alliance and the Mercosur

O coordenador do Observatório América Latina - Ásia Pacífico, Ignacio Bargesaghi, participou como palestrante do seminário Latin American regional integration at a crossroads?: The Pacific Alliance and the Mercosur,co-organizado pelo Instituto de Estudos da América Latina e do Caribe (ILAC) e pela Associação Japonesa da América Latina e do Caribe (JALAC).

 
   
 
 Outras
 
 


III Cúpula da CELAC aprova Plano de Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025, elaborado por FAO, ALADI e CEPAL

III Cúpula da CELAC aprova Plano para Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025, elaborado por FAO, ALADI CEPAL.

 
   
 


Implementação de plano para promover segurança alimentar

Representantes de CELAC, FAO, CEPAL e ALADI reuniram-se nos dias 10 e 11 de março, na cidade de Santiago do Chile, para aperfeiçoar a implementação de um plano para promover a segurança alimentar.

 
   
 
  Reuniões e Eventos  
 


Lançamento da EXPO ALADI Argentina 2015 - Macrorrodada de Negócios Agroalimentar

Na segunda-feira passada (16), foi realizado o lançamento oficial da EXPO ALADI - Argentina 2015, Macrorrodada de Negócios Agroalimentar que terá lugar 4 e 5 de junho no prédio de Tecnópolis.

 
   
 


Empresárias turcas visitam ALADI

Em visita ao Uruguai, a primeira missão de mulheres empresárias turcas da Confederação de Industriais e Homes de Negócios da Turquia (TUSKON) reuniu-se, no dia de hoje na sede da ALADI, com o subsecretário de Cooperação, Assistência Técnica e Apoio aos PMDERs da ALADI, Pablo Rabczuk, e com funcionários da Secretaria-Geral.

 
   
 


Embaixador da Austrália na Argentina visita à ALADI

O embaixador da Austrália na Argentina com competência no Uruguai e no Paraguai, Noel Campbell, visitou a ALADI

 
   
 


Chanceler da República Dominicana visita autoridades da ALADI

Ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, arquiteto Andrés Navarro, visitou a sede da ALADI e conversou com autoridades da Associação

 
   
 


Embaixador do Suriname visita a ALADI

Visita à ALADI do embaixador de Suriname no Brasil (com competência em Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile) Marlon Mohamed Hoesein

 
   
 


Secretário-Geral da ALADI assiste à posse do presidente Vázquez

Secretário-Geral da ALADI, Carlos Chacho Alvarez, saudou, em 1° de março passado, o novo presidente da República Oriental do Uruguai, Tabaré Vázquez.

 
   
 


ALADI recebeu o presidente da Estado Plurinacional da Bolívia

Comitê de Representantes da ALADI recebeu mandatário boliviano

 
   
   Novidades
 


Centro Virtual de Formação da ALADI

A Secretaria-Geral abriu inscrições para cursos do Centro Virtual de Formação da ALADI do ano 2015.

 
   
 


Segundo Seminário Acadêmico do Observatório América Latina - Ásia Pacífico

O Observatório América Latina - Ásia Pacífico divulga o chamado para enviar artigos para o segundo seminário Acadêmico: “Explorando espaços para a integração produtiva entre a América Latina e Ásia Pacífico”, a realizar-se nos dias 8 e 9 de julho de 2015 na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em Santiago do Chile.

 
   
 


Oficina sobre Convênio de Pagamentos no âmbito do Centro Virtual de Formação da ALADI

Em abril e maio de 2015, será realizada uma nova edição da oficina sobre o Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos no âmbito do Centro Virtual de Formação da ALADI.

 
   
 


LVII Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários

Entre 20 e 24 de abril de 2015 será realizada a Quinquagésima Sétima Reunião da Comissão Assessora de Assuntos Financeiros e Monetários da ALADI.

 
   
 


ALADI e COAHUILA anunciam realização da EXPO ALADI - México 2016

Em outubro de 2016, o Estado mexicano de Coahuila será sede da EXPO ALADI, grande macrorrodada multissetorial de negócios da América Latina organizada pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) com o propósito de reunir empresários dos treze países-membros da Associação.

 
   
 
 
   Publicações  
 

EXPO ALADI - Uruguai 2014 em imagens

Esta publicação é testemunho gráfico do vivido durante a EXPO ALADI - Uruguai 2014, que facilitou o contato de centenas de empresários da região que, até o momento e na maioria dos casos, não se conheciam e não eram cientes do potencial e do valor agregado que a nossa região oferece.

 
   
 


Estudo sobre qualidade do comércio regional: exportações intra e extra-regionais

Secretaria-Geral publicou Estudo 209, que estuda a qualidade das exportações dos países-membros da ALADI.

O Estudo 209 analisa a qualidade das exportações dos países-membros da ALADI de quatro perspectivas.

Em primeiro lugar, localizando o grau de sofisticação das vendas externas da região no contexto mundial. Em segundo lugar, determinando a posição relativa de cada país-membro neste aspecto. Em terceiro lugar, analisando a evolução temporal do fenômeno estudado durante o período 2000-2013. Finalmente, desagregando os resultados conforme o destino das exportações, contrastando, assim, a qualidade das vendas para a região com a correspondente às extra-regionais.

 
   
 


Indicador TENCI

A Secretaria-Geral publicou em seu site web novas cifras do indicador TENCI - Tendências Comerciais da ALADI.
As exportações da ALADI, tanto intrarregionais quanto globais, mostraram tendência negativa no passado recente enquanto que as compras externas da região permaneceram em patamares semelhantes aos registrados nos anos anteriores.

 
   
 


Memórias do seminário “A Modernização da Gestão Aduaneira para a Facilitação do Comércio”

Esta publicação foi elaborada com as palestras realizadas no seminário "A Modernização da Gestão Aduaneira para a Facilitação do Comércio", realizada em 16 de julho de 2014 na sede da ALADI.

 
   
 
Observatório América Latina - Ásia Pacífico
 
 


Primeiro Relatório do Observatório América Latina–Ásia Pacífico sobre acordos e negociações

O Observatório América Latina - Ásia Pacífico divulga seu primeiro Boletim informativo sobre “Acordos e negociações” correspondente ao período compreendido entre março e dezembro de 2014.

 
   
 


Boletim de notícias da Ásia Pacífico

O Observatório América Latina - Ásia Pacífico divulga Boletim N° 3, correspondente ao período outubro - dezembro 2014.

 
   
 
Aviso
 
 


Chamamento para manifestação de interesse

No âmbito do Sistema de Apoio aos Países de Menor Desenvolvimento Econômico Relativo (PMDERs), a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) convoca, até 30 de abril de 2015, a apresentar expressões de interesse de consultores para realizar o projeto de "Capacitação para o Fortalecimento Institucional a Funcionários Públicos do Ministério do Comércio Exterior e Pro Ecuador em Marca País, Marcas Setoriais e Denominações de Origem."

 
   
 

Oportunidades de trabalho

A Secretaria-Geral da ALADI comunica a abertura das inscrições para concurso público de méritos a postulantes de nacionalidade brasileira para prover a seguinte vaga: